Ícone do site Nerd Pai

A importância do pai na hora da vacinação

VACINAR CRIANÇA

Quando eu era um Padawan, morria de medo de tomar vacinas. Só de ver agulha eu entrava em pânico. A razão foi que precisei tirar sangue para realizar um exame, e o enfermeiro não conseguia encontrar minha a veia no braço. Então, com uma frieza de um Hannibal Lecter, disse que iria tirar do pescoço.


Nessa hora vi o desespero na cara dos meus pais e fiz a pergunta que toda criança faz: Pai, vai doer? A resposta foi que não iria e eu só iria sentir uma picadinha e mais nada. Segundos depois descobri que meus pais mentiram. Senti uma dor tão grande que até hoje a carrego comigo. Mesmo tendo uns 4 anos de idade, lembro dos meus berros e até mesmo do local da tortura.

A parte boa disso tudo, é que aprendi uma lição valiosa! Se o seu Padawan te perguntar se a injeção/vacina vai doer, não minta em hipótese nenhuma! Descreva, com detalhes, o que vai acontecer. Fale que irá sentir uma picada e que poderá sentir umas dores quando a injeção/vacina for aplicada. E complete dizendo que esse procedimento é para o bem dele.

Fiz isso com meus dois filhos e o resultado é que não tem choro na hora de levá-los para tomar vacinas. Eles reclamam, claro, mas vão sem medo e ficam todos orgulhosos ao mostrarem que não choraram.

Olha a cara de #tenso da criatura!

Por mais que prezamos mostrar que não existem tarefas de homem e tarefas de mulher aqui em casa, eu sou visto pelos meus filhos como sendo o mais durão. Diferentemente da minha esposa, minhas broncas são mais ásperas e isso certamente passa essa impressão.  Quando rola vacinas aqui em casa, sou eu que levo meus filhos — ou sempre vou junto com a minha esposa — pois eles se sentem mais seguros, sabe? Eu passo uma confiança de que tudo irá sair bem, mesmo doendo um pouco.

Fora que explico TUDO sobre a vacina! Como funciona, como ela é feita e para que serve. Minha filha, de 2 anos, ao ir tomar vacina um dia desses, falou que estava indo colocar bichinhos do bem dentro do braço dela. Concorda que é uma forma de ver a vacina, como posso dizer, fofa?

Mas nem tudo são flores, Pequenos Gafanhotos. Estamos vivendo uma época maluca onde existem movimentos contra as vacinas! Isso é uma falta de responsabilidade ENORME com as crianças que não são vacinadas e com toda a população. Doenças estão voltando, como o sarampo e a pólio, e os pais precisam ter a responsabilidade em vacinar seus filhos.

A imunização é fundamental para que possamos manter a saúde e a qualidade de vida dos nossos filhos! Ao deixar de vaciná-los, você está os colocando em grande risco! Algumas doenças que estavam erradicadas, estão voltando e colocando toda a população em risco. Só para você ter uma ideia da importância da vacinação, em 2014 foram registrados 17.347 casos de meningite em todo o Brasil. Já em 2017, foram 1.052. Essa queda é devida a alta eficiência da imunização durante esse período da meningite. (Fonte: Ministério da Saúde).

Lembrando que a meningite meningocócica é fatal em 50% dos casos e pode resultar em dano cerebral, perda auditiva ou incapacidade em 10% a 20% dos sobreviventes. Por isso a importância de manter em dia a caderneta de vacinação dos seus Padawans.

No caso da meningite, a vacina para prevenção da doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y é indicada para crianças a partir dos 2 meses de idade, adolescentes e adultos. No caso das meningocócica, é indicada para indivíduos dos 2 meses aos 50 anos de idade. Nos postos de saúde, a vacina para proteção contra a doença causada pelo meningococo C é gratuita para crianças menores de 5 anos de idade e adolescentes de 11 a 14 anos. (fontes Ministério da Saúde, MENVEO e BEXSERO).

Aproveito e convido a todos a conhecerem o site Casa de Vacinas, da GSK. Nesse site você fica atualizado dos calendários de vacinas , endereços de postos, tipos de vacinas e muito mais.

Bem, seguem algumas dicas para que a vacinação seja tranquila em sua família!

E, por favor, vacine SEMPRE seus filhos, ok?

Apoio: GSK

Sair da versão mobile