Às vezes alguém tem a pachorra de falar que Star Wars nada mais é que um filme de ação espacial. Já cheguei a discutir com esse tipo de energúmeno algumas vezes, mas hoje apenas falo um pois é e aprecio o poço de ignorância dessa pessoa.

Star Wars revolucionou o cinema da mesma forma que o Steve Jobs e Steve Wozniak revolucionaram a informática. O que vemos hoje nas telas, desde os efeitos especiais, o enredo e a formação dos personagens, tem base lá no filme lançado em 1977.

Se você não consegue ver isso, esse infográfico abaixo irá desenhar para você. Ele mostra as relações diretas e indiretas de vários personagens de Star Wars com outros filmes.

O Han Solo, por exemplo, influenciou Malcolm Reynolds de Firefly, Korben Dallas do Quinto Elemento e o saudoso Star Buck do Galáctica original!

Confira abaixo o infográfico (click para ampliar)

A influência de Star Wars no cinema e na TV P

E o  C-3PO, está certo isso aí?

Isaac Asimov foi influenciado pela Maria de Metrópoles, da mesma forma que Star Wars teve inspiração no Homem Bicentenário de Isaac Asimov e em Metrópoles.

Porém Metrópoles e Asimov foram catapultados por causa do sucesso de Star Wars. As referências do C-3PO foram tão evidentes que Asimov e Fritz Lang certamente agradeceriam por um filme ter popularizado esse tema.

Ou seja, C-3PO foi responsável por popularizar um robô com personalidade.

PS.: O diretor do péssimo filme Homem Bicentenário disse na época que se inspirou nas “roupas” e um pouco na personalidade do C-3PO para compor o personagem de Robin Williams. No infográfico que postei estão se referindo ao filme e não ao livro.

Dica do amigo Cunhah