Ícone do site Nerd Pai

Mito x realidade dos antibióticos

Lembro que quando eu era um Padawan, minha avó dizia que tomar antibiótico deixava manchas nos dentes. Vamos lá, isso foi na década de 70/80, onde os antibióticos estavam começando a ficar mais evoluídos e tal.

O que a minha avó dizia era verdade. Naquela época, praticamente todos os antibióticos continham a  tetraciclina que reage, principalmente nas crianças, no esmalte dos dentes e, assim, os deixavam manchados.

Ainda hoje usa-se a tetraciclina nos antibióticos, porém ela foi abolida para os Jovens Padawans. Ou seja, hoje os antibióticos são seguros e também bem mais evoluídos que na época da minha avó.

Ainda hoje temos muitas histórias e mitos sobre os antibióticos. Alguns deles:

Mito: Posso parar de tomar o meu antibiótico assim que começar a sentir-me melhor?
Realidade: É necessário respeitar a receita do seu médico. Mesmo você estando melhor, termine o seu tratamento. Se você parar de tomar o antibiótico, as bactérias que estão ainda vivas poderão também tornar-se resistentes e fazer com que a infecção que tem se torne mais difícil de tratar.

Mito: Desde que tome a dose certa, posso tomar o antibiótico a qualquer hora do dia?
Realidade: Os medicamentos permanecem no organismo durante um certo período de tempo. Ao tomar antibióticos de forma irregular, você permite que as bactérias se adaptem e se multipliquem, aumentando o problema da resistência aos antibióticos. Ou seja, você irá não só ajudar a criar super bactérias como também irá piorar muito a sua saúde.

Mito: Posso guardar o resto do antibiótico para tomar na próxima vez que adoecer.
Realidade: Acabou o tratamento, jogue fora o antibiótico. Primeiramente que o antibiótico X é eficaz com a bactéria X. Ficou doente e começa a tomar um antibiótico que te curou uma vez, as chances de você ficar pior e ainda de desenvolver uma super bactéria é enorme! Fora que o remédio tem prazo de validade.

Mito: Eu sou resistente aos antibióticos.
Realidade: Não Pequeno Gafanhoto, você não adquiriu super-poderes. Na realidade, são as bactérias que desenvolvem resistência aos antibióticos e não você. Isso ocorre, na sua maioria das vezes, pelo uso indiscriminado e a automedicação de antibióticos. Ou seja, se você seguir a receita e tomar antibiótico APENAS com prescrição médica, diminui a chance da bactéria tornar-se resistente a certos antibióticos.

A regra é simples: siga a recomendação e a receita do seu médico. Nunca tome medicamentos, principalmente sos antibióticos, por conta própria. Como ja disse aqui e aqui, temos um risco enorme de deixar as bactérias fortes e, assim, iremos perder a guerra que travamos com elas.

Apoio: GSK

Sair da versão mobile