Ícone do site Nerd Pai

Aprendi com a Marta Suplicy o que é uma Fanfic

Fiz um post em 2012/2013 – não me lembro pois eu o apaguei –  onde relatava um incidente que ocorreu em um voo.

O blog do Reinaldo Azevedo disse que a Sra Marta Suplicy se recusou a passar pelo Raio-X, em um voo internacional, e ao entra no avião levou a maior bronca do comandante e foi obrigada a sair da 1º Classe, passar pelo Raio-X e, assim, o voo atrasou por horas.

Ao soltar o post uma pessoa me perguntou pelo Twitter se eu estava lá e tinha presenciado aquilo. Disse que não, fui pesquisar a fundo e acabei descobrindo as Fanfics, que são enredos ficcionais.

A definição de Fanfic:

Fanfiction, fanfic ou apenas fic é uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs em blogs, sites e em outras plataformas pertencentes ao ciberespaço, que parte da apropriação de personagens e enredos provenientes de produtos midiáticos como filmes, séries, quadrinhos, videogames, etc, sem que haja a intenção de ferir os direitos autorais e a obtenção de lucros. Portanto, tem como finalidade a construção de um universo paralelo ao original e também a ampliação do contato dos fãs com as obras que apreciam para limites mais extensos.*

Porém hoje estão criando Fanfics para uso político e para luta de causas. Os ingredientes sempre são os mesmos: histórias de crianças, idosos, homossexuais, superação, generosidade ou  intolerância.

A ideia aqui é te emocionar ou te chocar.

O uso das Fanfics criam um universo paralelo – um universo ficcional –  para comprovar um ponto de vista qualquer. Olhe o mais recente que até o momento que eu dei print no Facebook já tinha mais de 300 compartilhamentos:

Por favor, não caiam nesses textos. Eles são amplamente divulgados pelos Mavs (Militância em Ambiente Virtual) de todos os lados. Existem fanfics para todos os gostos e infelizmente as pessoas caem nessas histórias.

Como disse, aprendi através de uma pessoa o que é Fanfic em um texto da Marta. Hoje essa pessoa compartilha fanfics do naipe acima. Pode ser que compartilhe por ingenuidade? Claro! Sempre fico ao lado do privilégio da dúvida.

Cuidado Jovens Padawans. Não caiam nesses contos mirabolantes. O Não Salvo fez um compilado de Fanfics que DEVEM ser lidos para você entender como isso funciona.

Sair da versão mobile