Ícone do site Nerd Pai

Assista Kubo e as Cordas Mágicas com o seu Padawan

Tem algunss filmes e animações que você sai do cinema com aquele sorriso no rosto. A mistura de uma bela história, com a trilha sonora e de cenas belíssimas proporciona momentos inesquecíveis, emocionantes e entendemos a razão do cinema ser considerado uma arte.

Fui convidado para assistir a nova animação do estúdio Laika – que é especializado em animação stop-motions como ParaNorman, Coraline e Boxtrolls – chamada Kubo e as Cordas Mágicas.

Kubo é um Padawan que vive com sua mãe em uma tranquila vila no Japão. Junto com o seu mágico e poderoso shamisen (espécie de violão japonês), ele contagia a vila com suas histórias animadas com figuras de origami. Porém o passado de sua família é nebuloso e Kubo precisa lidar com o luto, tradições e a encarar uma grande aventura de autoconhecimento.

O diretor Travis Knight usa várias referências da cultura japonesa em Kubo e as Cordas Mágicas – como a xilogravura do mestre japonês Hokusai chamada A Grande Onda de Kanagawa e do cineasta Akira Kurosawa – que a impressão que temos é que a história faz parte também da cultura japonesa. O cuidado que tiveram em criar tudo que vemos na tela com características orientais, desde os cenários, os personagem, a trilha sonora e as cores, é fascinante.

Falando em trilha sonora, somos também agraciados por uma versão de While My Guitar Gently Weeps dos Beatles. O bacana é que a música faz uma relação do Kubo com o shamisen e podemos associar vários momentos da animação com a letra.

O uso da técnica de stop-motion está perfeita.Muitas vezes esqueci que estava vendo um boneco animado via  stop-motion e ouso em falar que até hoje não vi nada tão fluido como Kubo. Depois dos créditos finais, tem um making of da construção e manipulação do Mostro Esqueleto que tem quase cinco metros de altura! É o maior boneco até hoje construído para ser usado em uma animação stop-motion.

O diretor Travis Knight e o boneco do Kubo sendo animado

Kubo e as Cordas Mágicas tem classificação etária para 10 anos. Porém se o seu Padawan tem mais de 5 anos, dá para assistir tranqüilamente. Tem cenas tensas e com um pouco de terror, mas nada que você não possa contextualizar para o seu filho. E ainda recomendo DEMAIS vocês assistirem, pois  disse no começo do post, assuntos como luto é abordado na animação e é uma ótima forma de conversamos sobre a morte com os nosso filhos..

Kuboé uma animação ideal para toda a família. Para os Jovens Padawans, é uma bela e divertida história de magia, aventura e com personagens engraçados e leves. Para os pais é uma animação divertida também, mas percebemos o poder que ela tem para abordarmos certos assuntos com os nossos filhos.

Confira o trailer e a animação estreia quinta-feira agora nos cinemas de todo o Brasil!

 

SINOPSE

Kubo e as Cordas Mágicas (Kubo and the Two Strings) é uma ação-aventura épica localizada em um Japão fantástico do famoso estúdio de animação LAIKA. Esperto, o bondoso Kubo (dublado por Art Parkinson de Game of Thrones) ganha a vida humildemente, contando histórias para as pessoas de sua cidade litorânea junto com Hosato (George Takei), Akihiro (Cary-Hiroyuki Tagawa) e Kameyo (Nomeada ao Oscar, Brenda Vaccaro). Mas sua existência relativamente calma é quebrada quando ele acidentalmente invoca um espírito de seu passado que desce violentamente dos céus para impor uma antiga vingança.

Agora em fuga, Kubo reúne forças com Monkey (vencedora do Oscar Charlize Theron) e Beetle (vencedor do Oscar Matthew McConaughey), e sai em uma emocionante busca para salvar sua família e resolver o mistério de seu falecido pai, o maior guerreiro samurai que o mundo já conheceu. Com a ajuda de seu shamisen – um instrumento musical mágico – Kubo irá lutar contra deuses e monstros, incluindo o vingativo Moon King (nomeado ao Oscar Ralph Fiennes) e as malvadas Irmãs Gêmeas (nomeada ao oscar Rooney Mara) para desbloquear o segredo de seu legado, reunir sua família e cumprir seu destino heroico.

Sair da versão mobile