Ícone do site Nerd Pai

Bebês não devem dormir no peito do pai ou da mãe

Bebês não devem dormir no peito do pai ou da mãe 2

Post um pouco pesado, mas necessário. Eu já cheguei a ficar assim com os meus filhos, porém nunca cheguei a dormir. Ficava quando estava assistindo televisão, jogando videogame ou lendo um livro.

É arriscado quando caímos no sono, principalmente pais e mães de primeira viagem que estão se acostumando com o cansado da paternidade e maternidade. Eu sei que muitas mães acabam cochilando ao darem de mamar aos seus Jovens Padawan, mas todo cuidado é pouco.

Bem, em setembro de 2018, Owen Copney dormiu com seu filho, de um mês, no peito. Quando Copney acordou, seu filho havia se virado de bruços na dobra do seu braço. Sufocado pelo seu corpo, a criança parou de respirar. A criança morreu em um hospital dois dias depois.

Na semana passada Copney foi acusado de homicídio culposo. As acusações foram feitas depois que ele admitiu ter sido avisado pela mãe da criança para não fazer exatamente o que ele fez. O caso é um terrível lembrete de que dormir com uma criança no peito – como muitos pais exaustos são vistos fazendo nas mídias sociais – pode levar à tragédia.

Os pais acreditam que dormir com um bebê no peito é uma opção aceitável. A internet está repleta de fotos de pais e mães contentes embalando bebês no peito – é uma imagem poderosa e simples para mostrar pais e mães engajados. É uma imagem doce – e horrível. O que está sendo descrito não é apenas devoção, é negligência e risco. Os pais precisam saber disso, como Copney, e entender a seriedade das escolhas, como ele claramente não sabia.

Adormecer com um bebê do peito coloca a criança em maior risco de mortes por aprisionamento e sufocamento. É simples assim. A criança pode rolar, o pai pode se mexer e as almofadas do sofá podem facilmente sufocar. Por mais simples e natural que seja a sensação de ter um bebê quentinho dormindo tranquilamente em seu peito, há apenas uma maneira segura de um bebê dormir: de costas, com o mínimo de roupa de cama e em um berço ou cama.

Dormir em um sofá aumenta a probabilidade de síndrome da Morte Súbita Infantil em 67 vezes! E essas mortes foram responsáveis por quase 13% de óbitos infantis relacionadas ao sono em 2017.

Sim, ele e sua esposa podem ter discutido como colocar para dormir seu Jovem Padawan de uma forma segura. Mas uma falsa sensação de segurança, um desejo de estar perto de seu filho e a fadiga de um novo pai e mãe acaba sendo uma combinação poderosa. Nas circunstâncias de Copney, era uma combinação mortal. Ele deveria ter pensando melhor? Agora é para um júri decidir.

A história de Copney não é uma lição objetiva, é uma tragédia. A criança está morta, sua vida foi interrompida por descuido, tolice, preguiça ou alguma combinação deles. Ela não vai voltar. Mas o que os pais podem tirar desse fato infeliz é que algumas coisas não são negociáveis.

Imagem via https://www.shutterstock.com / Infos Via NBC

Sair da versão mobile