Foi lançado um jogo para iOS da Turma da Mônica chamado Coelhadas da Mônica. Muito bem feitinho, lindinho e com a trilha sonora que todos conhecem. Fui louco para comprar! Sempre assistimos pelo Netflix os desenhos da Mônica, do Cebolinha, do Cascão e de toda turma e o Padawan ama! Porém ao ver o vídeo do Game Play dele desisti da compra…
Basicamente o jogo é uma violência banalizada e repetitiva. A Mônica precisa apenas arremessar o Sansão no Cebolinha e no Cascão e só! Não tem nenhum outro objetivo ou história! O Cebolinha e Cascão apanham o jogo todo!
“Nerd Pai, pare de ser politicamente correto, o jogo é bacana!”
Olha, eu sou contra essa febre do politicamente correto que tem por aí. Concordo, qualquer coisa é vista como errada e tal, mas nesse caso o jogo é feito para Padawans e a violência é repetitiva, mostrando crianças levando uma surra de uma outra criança.
Até concordo o uso da violência contextual em filmes e videogames. Bandido x mocinho e tal dentro de uma história. Mas uma criança batendo em outra criança por nenhum motivo (não que exista algum motivo válido) não acho legal. Ainda mais por se tratar de amigos! Imagino o Padawan jogando e perguntando a razão do Cebolinha estar todo roxo e caído? O que eu respondo?
Eu sei e você sabe a razão da Mônica bater no Cebolinha e no Cascão. Mas os Padawans de hoje, não.
Ok, ok, TODOS sabemos a razão que a Mônica bate no Cebolinha e Cascão! Mas as crianças que não sabem ler ainda não irão entender isso.
Bem, não irei comprar o joguinho. AMO tudo que o Mauricio de Sousa faz! Uma das maiores emoções da minha vida foi quando visitei os seus estúdios e tive o privilégio de conversar com ele. Mas essa vez ele pisou na bola….
O que eu defendo é: quer comprar o jogo para seu filho? Sem problemas. Mas tenha pelo menos a RESPONSABILIDADE de jogar com ele e explicar a razão. O que mais vejo são pais que usam Tablets/Televisão como babá e deixam eles com suas interpretações. E educação é isso, moderar e explicar. E não estou generalizando que tudo que é violento é ruim. Pelo contrário, podemos extrair muita coisa boa de um filme violento quando assistimos ele JUNTO com os nossos Padawans.