Os pais sabem como são insuportáveis as birras dos filhos, ainda mais em público. Muitos ainda se sentem incomodados com os olhares de reprovação das pessoas em volta. Eu, passei dessa fase. Apenas penso na Elsa e canto mentalmente Let it go. Ou simplesmente mando para aquele certo lugar…
Bem, li um post listando 4 técnicas para parar a birra das crianças. Seu filho deixará de fazer birra quando você disser isso a ele, era o título da postagem. Fui ler as quase 5000 palavras do post e achei uma grande besteira. Listam as técnicas, dão exemplos e explicam as razões de darem certo. Porém TUDO ali poderia ser resumido em apenas UMA FRASE:
Única forma de acabar com qualquer birra/discussão é explicar, com calma, a razão da negativa de uma forma simples
Depois de mais de 8 anos como pai, aprendi que essa é a melhor forma de acabar com birras e com qualquer outra discussão. Sentenças longas e complexas farão com que os seus Padawans se percam no meio do raciocínio. Precisamos levar em consideração que eles estão nervosos e querem ganhar de qualquer forma aquela briga. Se os que teoricamente deveriam estar calmos, os pais, entrarem em choque com os filhos, nesse momento, quem tiver de fora terá a nítida sensação que estão gravando o filme Alien x Predator.
Então pais e mães, fizeram birra? Expliquem com poucas palavras porque não irá atender o pedido deles e encerre a conversa. Não fale mais, não dê munição para o “inimigo”. Respire fundo e continue andando como se nada tivesse ocorrido. Essa foi, de longe, a melhor técnica que aprendi durante essa minha jornada de pai.