Ícone do site Nerd Pai

Conheça Big Mouth e a sua importância para os pré-adolescentes

Criada pelos humoristas Andrew Goldberg e Nick Roll, a série Big Mouth, que estreou no segundo semestre de 2017 na Netflix, aborda um período muito importante da vida, que é a puberdade. Em formato de animação, a série explora temáticas como o primeiro amor, mudanças no corpo, menstruação, inseguranças e vários outros temas presentes durante a pré-adolescência.

Com uma ótima aprovação da crítica e notas excelentes no site Rotten Tomatoes, o grande diferencial de Big Mouth está em sua abordagem engraçada e repleta de empatia, capaz de fazer com que o público realmente se identifique com as situações representadas na série. Por isso, a seguir estão algumas razões para você mostrar o programa para os seus filhos que estão vivenciando essa fase da puberdade.

1) Descobertas sexuais

A pré-adolescência é uma etapa de novas descobertas sexuais e, nesse aspecto, Big Mouth retrata o tema de forma leve e sem preconceitos. Quando um dos personagens começa a se questionar se gosta de meninas ou meninos, a série explora essa busca pela identidade sexual de forma positiva e natural, sem tornar isso um problema para o adolescente ou a sua família.

2) Monstros dos hormônios

Para abordar as vontades sexuais e as loucuras que passam pela cabeça de quem está nessa idade, a série utiliza como metáfora um casal de monstros chamados de “monstros dos hormônios”. O resultado acaba sendo um conjunto de situações divertidas que todo pré-adolescente já passou ou irá passar algum dia, além de ser uma forma educativa de entender mais a sexualidade.

3) Primeira menstruação

Para as meninas, o momento da primeira menstruação é algo marcante e que pode gerar dúvidas e inseguranças. Em Big Mouth, a personagem Jessi tem essa experiência durante um passeio da escola e enquanto estava usando um short branco. Com isso, a série demonstra que imprevistos podem acontecer e que esse tipo de situação não precisa ser encarada como um bicho de sete cabeças. Para completar, em uma conversa franca com a mãe, Jessi descobre mais sobre como funciona a menstruação, sendo que tudo é dito em uma linguagem que fala com os pré-adolescentes e desperta interesse neles.

4) Chegada do amor

Além de abordar os aspectos sexuais da puberdade, Big Mouth também retrata a descoberta do amor, não apenas no sentido romântico, mas também na esfera da amizade entre os personagens principais. No decorrer dos episódios, a série demonstra que os romances e as amizades passam por momentos difíceis e complicados, mas que é possível superá-los e tirar boas lições de tudo isso.

5) Empoderamento feminino

Além de adotar uma abordagem da pré-adolescência com o ponto de vista tanto dos meninos como também das meninas, Big Mouth tenta vencer os preconceitos e machismos que existem acerca desse tema. Para as jovens pré-adolescentes, essa é uma série interessante pois exalta o empoderamento feminino e mostra que as meninas não precisam seguir o velho estereótipo de serem somente românticas e delicadas. Pelo contrário, Big Mouth demonstra que as meninas também devem se descobrir sexualmente e entenderem mais sobre os seus hormônios e instintos.

Por todas essas razões, a série é imperdível para os jovens que estão na puberdade e entrando nessa fase de tantas redescobertas. Além disso, assim como várias séries e filmes da Netflix, Big Mouth é uma ótima forma de aprender e melhorar o inglês sem sequer sair de casa.

Sair da versão mobile