Mais e mais eu vejo os pais e mães se distanciando dos seus Padawans. Muitos dão a desculpa que trabalham de mais e não tem tempo para ficar com eles. Bullshit!! Tempo para algo que nos interessa conseguimos arrumar. Porém para brincar com os filhos, se divertir ou até mesmo assistir televisão com eles, não esta sendo mais prioridade para os pais de hoje. Preferem deixar os Jovens Padawans sentados na frente da televisão e ficam fazendo outra coisa. Querem enganar quem? Os filhos? Não se iludam:

Pais do Ano

Eu assisto televisão com o Padawan e sempre ficamos conversando. Tento extrair o máximo de valores de tudo que assistimos. E, claro, nos divertimos juntos.

Hoje esse contato com os Padawans está cada vez mais raro e em muitas casas acabam tendo estranhos morando dentro delas. Os filhos não conhecem os pais e os pais não conhecem os filhos. E o que ocorre  quando temos de conviver com estranhos? Criamos regras de convivência, um contrato, para que as partes saibam seus deveres e obrigações. E é isso que estou vendo esses dias.

Contrato entre Pais e Filhos. Bizarrice e preguiça resume essa atitude

Uma fanpage chamada Mother’s Notebook postou um modelo de contrato para que os pais possam dar um telefone celular para o seu filho. O Dr Segurança (quem não conhece é um site e um perfil no twitter que dá dicas de seguranças) copiou a ideia e fez o dele também aqui. Esses contratos visam deveres e limites para que os filhos possam usar um celular e acessar a internet. O que eu acho? Uma das coisas mais ridículas que já vi entre a relação pai e filho.

Esse tipo de atitude, de fazer um contrato, mostra claramente que os pais não conhecem e não confiam em seus filhos. O erro é dos pobres Padawans? Claro que não. O erro é dos pais que não conversam, não participam e nem educam seus filhos. Dar um celular para uma criança/adolescente é uma ato de confiança que foi construído durante uma jornada de convivência entre ambos. Impor um contrato é a forma mais preguiçosa de educar um Padawan. E o mais grave de tudo é que você não sabe se o seu filho vai cumprir o contrato, pois você não o conhece. E se ele descumprir você nem vai ficar sabendo. Sabe a razão? Não existe o laço de confiança entre pais e filhos. Apenas um frio e absurdo “contrato comercial”.

Aprendi muito cedo que os filhos não contam tudo para os pais e as mães. Eles tem segredos. Afinal, quem não tem? Porém é necessário que exista confiança entre esse binômio para que tudo funcione. Irei dar um celular para o Padawan quando ele me mostrar que eu posso confiar nele. Irei explicar para ele uma regra simples que funciona tanto no mundo virtual como no real: não fale com estranhos. Ele pode interagir com estranhos e esconder de mim? Sim, pois a curiosidade é forte nos pequenos. Mas com a educação que estamos dando, ele saberá que é errado e perigoso essa atitude, ainda mais no mundo conectado como o de hoje, e com a confiança que depositamos nele ao dar o aparelho, temos a certeza que ele irá fazer a coisa certa.

Conversem e conheçam os seus Padawans. Padawans, conversem e conheçam os seus pais! Cobrem deles atenção e educação. Mostre que eles podem confiar em vocês e honre com todas as forças essa confiança. Só assim teremos pais e filhos ligados pela confiança, pelo amor e pelo respeito e não por essas aberrações de contratos que só mostram a bizarrice da nossa sociedade.

Ilustração via