Ícone do site Nerd Pai

Crianças devem ajudar nas tarefas domésticas?

Aqui em casa meu filho já está ajudando em várias coisas, como guardar a louça, alimenta e coloca água para a Nina, arruma seu quarto e a sala quando ele e a minha filha mais nova bagunçaram, faz seu próprio leite, arruma seu material escolar, tira a sua mesa e assim por diante.

Conforme explica a psicanalista Juliane Kravetz, ao atribuirmos algumas tarefas aos nossos filhos, desperta o sentimento de autoconfiança e senso de colaboração. Importante ressaltar que tudo deve ser divertido, sem pressão:

Essas responsabilidades são, antes de tudo, atividades e não devem ser encaradas como uma obrigação excessiva. Para incentivar a criança, os pais podem incluir os filhos em tarefas do dia a dia, como ajudar a organizar e dobrar as roupas e regar as plantasJuliane Kravetz

Queremos filhos responsáveis, certo? Esse é um caminho: Delegar funções aos nossos Padawans. Mas você sabe qual faixa etária podemos começar a colocar essa prática? Qual faixa etária é ideal para eles possam fazer determinada tarefa? Em qual idade podemos dispensar a diarista? OPA, apagar esse último parágrafo na revisão…

Brincadeiras a parte, segue abaixo as faixas etárias e as respectivas funções que podemos delegar para nossos filhos fazerem:

2 A 3 ANOS

4 A 6 ANOS

7 A 10 ANOS

A PARTIR DE 11 ANOS

Fica então a dica 😉

Via e imagens via https://www.shutterstock.com

Sair da versão mobile