Ícone do site Nerd Pai

Death Note, comentários sobre o melhor anime já produzido

Death Note é um manga escrito por Tsugumi Ooba(que também escreve Bakuman) e ilustrado por Takeshi Obata.Foi lançado como manga no ano de 2003 e adaptado para anime em 2006 e depois em alguns filmes. Conta a historia de um cara que encontra um caderno pertencente a um Shinigami (uma espécie de “morte” para nós),que ao escrever o nome de alguma pessoa no caderno, tendo em mente o rosto, ela morrerá. E isso certamente não é toda a história, senão não seria um dos maiores(para mim,o maior) animes já feitos.

Tenho a visão de que o Estado tenta trazer justiça a todos ,para isso faz leis que agradem a maioria. Agora, imaginem vocês que o poder de decidir quem deve viver ou morrer se transfira para as mãos do Estado, não estou falando de pena de morte, estou falando de simplesmente decidir se tu vai viver ou não. Bem, o Estado no fim das contas, somos nós, o que pode impedir coisas como essas. Mas agora imagine que esse poder esteja contido em um caderno e que este vá parar na mãos de um estudante, não um estudante qualquer, um estudante brilhante, entediado, que acredita que a sociedade deve ser limpa, Light Yagami.Do outro lado temos alguém conhecido apenas por “L”(pois sua identidade e rosto são completamente desconhecidos) um prodígio e excêntrico jovem, que é apenas o maior detetive do mundo.

Fora o suspense e o ritmo do anime, que deve ser umas 10x melhor que as de Another, Death Note trás a tona algumas reflexões, como o que é justiça ,quando deixa de ser justiça, autonomia moral e por nos afeiçoarmos com o Light ficamos pensando sobre a já conhecida “liderança carismática”.

Acredito o que é justiça é algo que toca naquilo que temos por ética,logo o que abuso(falta de justiça) também esta ligado a isso,mas ai que esta,quando “Kira”(pseudônimo que Light adota) começa a “limpar” a cidade de criminosos e percebe-se um padrão nas mortes,as pessoas mudam a forma de comportar,o índice de criminalidade cai exponencialmente.Nisso,entramos na questão da autonomia moral,também conhecido como “o que você faz quando não tem vigilância”.Nesse caso,um individuo não comete crime por ver aquilo como prejudicial,mas por ter medo do castigo de Kira,na ausência de castigo,retorna-se a criminalidade.

Estranho dizer que,um personagem extremamente manipulador e egocêntrico como é o Light,não consiga despertar antipatia por ele,muito pelo contrario,tem situações em que você sente pena dele.Digamos que para existir o mal,deva existir o bem.L é o bem.A proximidade que é criada com o Light é dada por uma humanização que o autor faz do personagem logo no começo,um bom aluno,bom filho,que tem boas intenções e carisma.Não é difícil depreender dai como alguns lideres horríveis ascendem ao poder,carisma combinado a velha e boa manipulação.

Enfim,esse anime é um item obrigatório aquele que gosta de animes.Serio,indispensável mesmo.É um dos melhores suspenses que já vi(inclua ai filmes e livros),um bom traço,um ritmo absurdo dos embates entre Kira e L,e tem só 37 episódios.

E confiram a abertura que, para mim é  melhor tema de abertura que existe. (sim,tenho ela no mp3):

Sair da versão mobile