Minha família é católica. Só para você ter uma ideia, minha mãe dava aula de catecismo e meus irmãos e eu passamos por todas as fases da Igreja: batismo, catecismo e crisma.
Fora que estudei por 11 anos em um colégio de freiras.
Hoje a Fá e eu não somos católicos – na verdade não temos nenhuma religião – e não acreditamos piamente na Bíblia. Achamos que é um livro fantástico de ficção e que podemos tirar muitos ensinamentos de lá através de suas parábolas, mas para nós não passa disso.
Não ensinamos ao Padawan – e nem vamos ensinar para a Youngling – que existe Deus, Jesus Cristo, Alá, Moisés, Papai do Céu etc etc etc e se ele fizer coisa errada vai para o inferno, coisas certas para o céu e que ele precisa ser temente a Deus. Ensinamos que ele precisa fazer o SEMPRE O BEM e ponto.
Mas isso não significa que o Padawan e a Youngling pensem dessa forma no futuro. Só porque os pais deles não tem religião significa que eles também não terão?
Por isso que eu defendo que nas escolas DEVEM ter Educação Religiosa dentro da matéria de História.
A Educação Religiosa deve ensinar TODAS as religiões – ou as mais populares – aos Padawans. Explicar a origem, os dogmas, os rituais e a hierarquia delas. Dessa forma os Padawans terão embasamento religioso e podem escolher qual caminho seguir ou até mesmo não seguir nenhum!
Uma vez mais a informação é absurdamente importante para que nossos filhos POSSAM fazer escolhas, caminhos.
Mas Nerd Pai, eu acho que isso tem de aprender em casa!
Discordo. Religião – como futebol e política – é um assunto delicado e que envolve muita paixão. É necessário de distanciar para poder ensinar sem manipular. Oras, os pais de hoje não estão conseguindo NEM ensinar os filhos a comerem e você quer ensine religião de uma forma isenta?
Desculpa, não rola.
Entenda que ensinar religiões nas escolas é diferente de ensinar espiritualidade – que deve ser ensinada em casa.
Como a Educação Religiosa ainda é algo utópico em nossas escolas, o ideal é comprar livros próprios para as crianças e apresentá-los quando eles começarem a aprender a ler. Fale que se tiver qualquer dúvida é para perguntar, mas tente ser isento.
Acredito que ao fazemos isso com os nossos Padawans, o “efeito colateral” dessa educação religiosa será o fim do preconceito e da intolerância religiosa.
E isso será um ótimo começo para o fim de muitas guerras pelo mundo.
Imagens via http://www.shutterstock.com