Algo que é difícil de encontrar são crianças que não gostam de dinossauros. Incrível a paixão que os Jovens Padawans tem por esses seres assustadores e gigantescos que viveram por essas bandas há 65 milhões de anos.
Aqui em casa eles ganharam um kit maravilhoso da Mattel e a minha filha, de dois anos, está dormindo com o T-Rex todos os dias. Acorda todos os dias abraçadinho com ele que é uma graça. Até tentei tirar fotos, mas ficaram escuras 🙁
Já o mais velho aproveita demais. Fica um tempão brincado com eles, coloca eles para brigarem e já é um sonoplasta nato.
Postei em meu Instagram algumas imagens dos dinossauros que ganhamos e recebi alguns comentários e mensagens me questionando onde compram e, claro, a razão desse fascínio que a molecada tem pelos dinossauros!
Conversei com a psicóloga do meu filho sobre isso e a resposta é justamente o que eu escrevi no primeiro parágrafo. Por não existirem mais, isso atrai a imaginação das crianças. Eles precisam imaginar como eles eram para que possam brincar. Precisam recriar, visualmente, os ancestrais das galinhas e assim a imersão nesse mundo se torna mais intensa.
Esse fascínio acaba tendo um nome: interesses intensos.
De acordo com a psiquiatra e terapeuta ocupacional pediátrica, Kelli Chan, da Universidade norte-americana Johns Hopkins, esse tipo de interesse incentiva um melhor desenvolvimento cognitivo da criança, além de estimular a autoconfiança.
Essa conclusão é baseada em um estudo concluído em 2008 que apontou que interesses intensos, particularmente em um assunto que fornece tanto conhecimento conceitual como os dinossauros, ajudam as crianças a desenvolverem a persistência, a memória e o processamento de informações.
Ou seja, é o famoso aprender brincando e os pais precisam incentivar isso.
Se o seu filho apresenta interesses intensos, não só nos dinossauros, incentive. Faça pesquisas com eles sobre o assunto, mostre filmes, desenhos e documentários. Você estará ajudando, e muito, no desenvolvimento dos seus filhos.
É isso. E não podemos esquecer que em junho estreia Jurassic World 2 e é mais uma oportunidade para eles confrontarem esses seres maravilhosos que já povoaram nosso planetinha. Condira o trailer abaixo e obrigado Mattel pelos presentes! Nem preciso dizer que eu, quer dizer, a molecada aqui em casa amou 🙂
E confira mais alguns posts sobre Dinossauros aqui no blog:
- Dinossauros viveram juntos com os homens – Para algumas escolas, sim;
- Tudo fica mais gostoso quando tem dinossauros;
- Obrigado Barney Stinson pelo dinossauro