Ícone do site Nerd Pai

E a humanidade pode perder essa batalha #NaoTrocoPorNada

Quando eu era um Padawan, qualquer problema que meus irmãos e eu tínhamos de saúde a solução era o antibiótico.

Lembro até de uma vez minha mãe reclamando do pediatra que não receitou nenhum antibiótico para o meu irmão caçula.

Antibiótico foi uma das descobertas mais importantes da humanidade e graças a ela algumas doenças que levam à morte, como a pneumonia e a tuberculose, são curadas.

O antibiótico serve para combater as bactérias e tão somente elas! Porém o uso errado dos antibióticos estão criando Superbactérias  que acabam sendo imunes aos tratamentos.

Por isso que o antibióticos são medicamentos controlados.

Jovens Padawans, sinto informar que a raça humana está caminhando para um futuro incerto. Nosso fim não virá do espaço e nem nada, e sim das bactérias que estamos ajudando a criar quando antibióticos são usados de forma errada.

Bati um papo com um médico especialista no assunto, pediatra infectologista e professor da Santa Casa de São Paulo, sobre os riscos do uso de antibióticos sem receitas.

Por favor, não vamos achar que isso não existe, ok? Todo mundo conhece alguém que compra antibiótico sem receita, não as segue corretamente e até mesmo troca receitas. Respeite a receita sempre Pequenos Gafanhotos.

Pois bem, no bate papo com o médico, ele mostrou várias pesquisas e uma me chamou a atenção.

80% dos Padawans de até os 03 anos de idade terão pelo menos um episódio de otite média aguda. E 40% que tiveram otite terão seis ou mais recorrências até os sete anos de idade.

Quem tem filhos sabe que a dor de ouvido é bem comum e em sua maioria não tem a necessidade de administrar antibióticos. Porém quando é o caso, o médico receita antibiótico e explica como deve ser administrado o remédio.

E aí vem o problema.

Não basta apenas dar doses erradas, como aumentar os dias tomando o antibiótico, os pais praticam a automedicação quando a otite voltar. Ou seja, os pais ACHAM que o Padawan está com otite e dão o antibiótico que sobrou, pegam da vizinha ou compram sem receita mesmo!

Lembra que eu escrevi que 40% das crianças que tiveram otite voltam a ter de seis ou mais recorrências até os sete anos de idade? A razão pode ser muito bem a resistência da bactéria que causa a otite ao antibiótico.

Agora imagina se o quadro for de uma pneumonia? Você conhece alguma pessoa, recentemente, que foi internada por causa de uma pneumonia que não e curou por completo?

No meu Facebook essa semana vi duas pessoas que tiveram de ficar na UTI por causa disso.

Estamos criando superbactérias ao usar erroneamente os antibióticos! A situação poderá SIM sair do controle e o mundo sofrer sem antibióticos para tratar infecções causadas por bactérias

Respeite a sua receita e NUNCA se automedique! Você coloca em risco não só a sua vida como de toda a sociedade, pois a bactéria não respeita fronteiras.

Confira a Campanha #NaoTrocoPorNada e entenda mais sobre os riscos que a humanidade poderá enfrentar com o uso errado do antibiótico.

Apoio: GSK.

Sair da versão mobile