Ícone do site Nerd Pai

E descobriram a razão do número 42 ser a resposta para o sentido da vida

Dia 25 de Maio é o dia do Orgulho Nerd ou do Dia da Toalha ou simplesmente a data de estreia de Star Wars: Uma Nova Esperança. Escolha um dos três e seja feliz, pois já estão problematizando essa data!

Uns dizem que é Orgulho Nerd e não Dia da Toalha – ou vice-versa – vários textões e hashtags por causa disso. Sério, a raça humana precisa de um reboot URGENTE!

Voltando.

Bem, Dia da Toalha é uma referência ao O Guia do Mochileiro das Galáxias escrito por Douglas Adams. Ele faleceu no dia 11 de maio, porém decidiram homenagea-lo no dia 25 pois é a data da estreia do Episódio IV de Star Wars.

Nada mais justo.

Douglas Adams

Em O Guia do Mochileiro das Galáxias fale-se de uma civilização que busca a resposta para tudo, e para isso constrói um robô super-inteligente que era capaz de responder qualquer dúvida.

Ao questionarem o robô sobre qual o sentido da vida, o universo e tudo mais, ele deu um prazo de milhares de anos para realizar os cálculos e descobrir a resposta. Essa resposta, irônica como toda a obra de Adams, foi apenas: 42.

Bem, o mais interessante disso tudo é que essa resposta pode estar certa!

Para traduzir caracteres em bits usa-se o ASCII, que é um código binário (cadeias de bits: 0s e 1s) que codifica um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando portanto apenas 7 bits para representar todos os seus símbolos.

Como é sabido, Douglas Adams manjava de programação.

Ok, se convertemos o Números ASCII para o texto, 42 é o * (asterisco) – aqui um conversor de ASCII. Em programação o * é um símbolo de qualquer valor, ou seja, um c0ringa (não é bem um coringa e sim um wildcard, mas aí é para outro post).

Então Pequenos Gafanhotos,  o 42 equivaleria a qualquer coisa que você queria que seja.

O sentido da vida nada mais é o que você queira que seja. Sem limites!

Fantástico ou não?

Sair da versão mobile