Essa semana duas pessoas famosas foram expostas. Uma delas por assédio sexual e a outra por bater em sua esposa. Claro que logo que essas notícias caíram na mídia muitos culparam as vítimas. Cheguei a ver várias pessoas dizendo, no caso do cantor sertanejo, que a esposa dele era louca e que não tinham provas contra ele.

Ou seja, ela estava apenas querendo causar e o cara era um santo.

Infelizmente o assédio sexual ocorre em todos os lugares e, o pior, é ensinado muitas vezes dentro das escolas.

Duvida?

Uma diretora de uma escola nos EUA ligou para a mãe de uma aluna e pediu para ela ir imediatamente ao encontro dela.

Olha, quando a escola liga aqui eu já quase tenho um AVC, imagina se me ligam e falam dessa forma?

Bem, a mãe saiu correndo e ao chegar na sala da diretora encontrou sua Padawan, um garoto e sua mãe, a diretora e o professor de ambos. O que motivou essa reunião é que a Padawan enfiou a mão na cara de seu amigo.

A razão do soco foi que o amigo tinha soltando o sutiã da Padawan na classe de aula e ela o golpeou — duas vezes — em seu rosto. Porém a impressão que a mãe teve é que eles estavam mais irritados com a Padawan do que com o menino.

Ao sentir esse clima, a mãe disse:

Ahhh, então vocês querem saber se eu vou apresentar queixa contra ele por assédio sexual à minha filha e contra a escola por permitir que ele faça isso?

Nessa a professora já emendou que não achava que a coisa não era tão séria assim, a diretora disse que ela não precisava exagerar e que estava perdendo o ponto.

Nessa a Padawan disse:

Ele continuou tentando tirar meu sutiã. Pedi para parar, mas ele não parou. Então contei para o professor e ele me disse para ignorá-lo. Ele fez isso de novo e soltou meu sutiã. Ele só parou depois que eu o bati.

A mãe peitou o professor e ele desconversou. Desafiou a diretora e ela manteve-se na defensiva. A razão da reunião não era porque o menino tentou tirar o sutiã da menina, e sim porque ELA AGREDIU O MENINO.

A mãe finalizou a reunião dizendo que não, a Padawan dela não agrediu ninguém, e sim se defendeu de um assédio sexual que ocorreu dentro da escola e o professor nada fez.

O resultado foi que a mãe deu queixa em tudo que é lugar na cidade.

Sou totalmente contra qualquer forma de agressão, seja ela física, verbal ou emocional. Mas me desculpe, ensinarei minha Padawan a fazer a mesma coisa. Ensinarei que ela deve avisar o professor ou o responsável direto e se não surtir efeito, se defenda da forma que quiser e puder.

Viu como se aprende na escola que o assédio sexual é normal e basta ignorá-lo? Viu como s aprende que é correto culpar a vítima? Essa é a educação que nossos Padawans PODEM ter nas escolas, perpetuando não só o assédio sexual como a violência doméstica.

O que os pais devem e precisam fazer não é só educar as filhas. Devemos ensinar nossos filhos a respeitarem as mulheres. Só assim, dentro de casa, que podermos ter um mundo mais justo no futuro.

A história completa você encontra aqui. Imagens via https://www.shutterstock.com.