Ícone do site Nerd Pai

Ebola e Zumbis – Vamos parar de besteira?

Senegal, Guiné, Serra Leoa, Liberia e a Nigéria estão sofrendo uma epidemia de ebola e já causaram mais de 3000 mortes. A ebola tem taxa de mortalidade de 90%.

Pela definição do Dr Drauzio Varella, ebola é uma febre grave do tipo hemorrágico transmitida por um vírus do gênero Filovirus, altamente infeccioso, que desenvolve seu ciclo em animais.

A situação está tão feia que muitas pessoas não estão tendo tratamento adequados e acabam morrendo na rua mesmo. O socorro só aparece quando alguém morre, pois é importante a retirada do corpo para evitar possíveis contaminações.

 
Uma equipe da ABC News estava na capital da Libéria, Monróvia, fazendo  uma reportagem sobre esses corpos. E aí, Jovens Padawans, o suposto morto se mexeu:

Zumbi? Nope. Vamos parar de brincar com coisas sérias, ok?

Esse ocorrido prova de como os infectados estão sendo tratados na África. O líder comunitário disse que ninguém foi ajudar quando ele “estava vivo” e a equipe aparece apenas quando alguém morre.

Existe a chance dessa doença se espalhar pelo mundo. A contaminação se faz pelo contato com fluídos corporais da pessoa infectada. Ou seja, ainda não tem casos de contaminação pelo ar. Mas nada impede que o vírus do ebola possa sofrer mutações e passar a se difundir por vias aéreas.

Porém a população infectada não tendo os cuidados corretos a chance de mutação aumenta, pois certamente está ocorrendo a automedicação.

E é justamente isso que me preocupa….

Sair da versão mobile