Em 2013 eu fui mediador de um painel entre professores e alunos no Rio de Janeiro. Em certo momento eu comentei sobre o fim da escrita à mão e questionei se essa prática rudimentar tinha alguma vantagem aos Jovens Padawans.
Quase apanhei por causa disso.
Escrever à mão é muito importante para os Jovens Padawans, pois ajuda o desenvolvimento cerebral.
Stanislas Dehaene, psicólogo do Collège de France de Paris, ressaltou a importância entre a escrita e a estimulação cognitiva:
“Quando escrevemos, um circuito neuronal único é ativado automaticamente, facilitando a aprendizagem”
Ou seja, escrever a mão ajuda os Padawans a aprenderem mais fácil.
Saindo da área da psicologia e passando para a da ciência, foi feito um estudo com Padawans que não sabiam ler e nem escrever. Mostraram uma letra para elas e pediram para reproduzi-la no papel ou até mesmo digitando em um programa específico para esse estudo.
Ao passar essas crianças por um scanner, as crianças que haviam copiado a letra à mão apresentaram uma atividade maior em três áreas do cérebro, diferentemente o que ocorreu com as que digitaram.
Hoje os adultos e adolescentes não escrevem mais à mão. Eu acabo escrevendo às vezes por causa da agenda que o Padawan tem na escola, pois é a forma que nos comunicamos com os professores, e quando faço receitas, pois prefiro usar fichas ao invés do iPad.
Fora isso, acabo não escrevendo praticamente nada à mão.
Está rolando uma brincadeira online incentivando as pessoas a mostrarem seus garranchos. O meu é a primeira imagem do post.
Se você participou da brincadeira da #ALetraDasPessoas, cole nos comentários a sua foto para que eu possa ver se a sua letra é bonita ou um garrancho como o meu.