Um amigo meu, o Pedro Araújo, fez uma pergunta em seu Facebook se os pais consideram brinquedoteca/espaço kids nos restaurantes algo positivo.
Para responder essa pergunta preciso inserir a variável Padawan. Se ele vai conosco ao restaurante, acho positivo ter um espaço kids. Quando ele não vai é positivo não ter.
Ao irmos almoçar/jantar em um restaurante, precisamos entender que estamos levando um Padawan para um ambiente adulto. Crianças por mais educadas que sejam, ficam estressadas e entediadas facilmente.
Imagine você, sua esposa e um casal de amigos conversando sobre a rombo da Petrobras e o seu Padawan, de 05 anos, sentando na mesa sem fazer nada. Realmente você acha que todo o seu poder Jedi de educá-lo dará resultado?
Agora, se o local tem um espaço kids, uma brinquedoteca, você poderá fazer sua refeição tranquila, pois o seu Padawan estará se divertindo com você!
Ou seja, todos ganham.
Já existem restaurantes que estão desmotivando a ida de Padawans e não tem cadeirão, cadeiras altas e tal. Como sempre digo, EU tenho que aguentar o meu Padawan e as outras pessoas não. A minha liberdade acaba quando começa a do outro e ninguém é obrigado a aceitar barulhos de Padawans alheios.
Por outro lado, quando saio apenas a Fá e eu, vamos à restaurantes que não tem espaço kids para que possamos conversar e fazer a refeição em paz, pois a probabilidade de encontrar um Padawan ao lado da minha mesa tocando o terror diminui.
Ser pai é não te dá o direito de proporcionar chateações em outras pessoas. Ser pai te torna responsável em manter o Padawan comportado em um ambiente adulto.
Por respeito às outras pessoas que querem fazer sua refeição sossegados evitamos locais sem espaço kids. Quando isso ocorre, levamos revistas, giz de cera, caderno e tablet para o Padawan ficar entretido. Como disse, todos precisam se divertir.
E você, é ponto positivo se um restaurante tem espaço kids? Se não tem, é ponto negativo?
Imagem via www.shutterstock.com