Esses dias comentei em minhas redes sociais que as propagandas de produtos/serviços são focados apenas nas mães. As empresas acreditam que as mães são as únicas responsáveis pelos produtos que os Padawans usam e/ou consomem.

Uma pessoa me respondeu que isso ocorre pois o número de homens que abandonam as mulheres grávidas – bem como os pais ausentes – só cresce.

Ou seja, para que as empresas vão focar nos pais, nos homens, já que responsabilidade de educar e criar os filhos é da mãe?

Sim, existem homens que abandonam suas esposas e tudo mais. Não podemos negar isso. Porém vejo uma mudança ocorrendo. Os pais estão mais participativos e não estão apenas só ajudando as mães, como dividindo e agregando tarefas que antes eram exclusivamente das mulheres.

Se as marcas começarem a focar também nos pais, essa revolução paterna seria bem mais rápida. Mas isso não está ocorrendo e o Google está na contra-mão.

Espaços de trabalho para as mães é um desserviço onde todos perdem 01

A Liliane Ferrari fez um post em seu Facebook questionando os espaços para trabalhar que algumas empresas oferecem e são dedicados às mães. Percebe que essa cultura que é a mãe que cuida do filho está mais forte do que nunca?

O Google está inaugurando em vários lugares do mundo – e em breve aqui no Brasil – o Google for Moms. Um super espaço para que as mães possam trabalhar e se dedicarem aos seus Padawans.

Por que não se cria um Google for Parents? Por que uma empresa do tamanho e potência do Google não ajuda os pais a serem pais? E sabe o que é o pior: as mães comemoram essa conquista!

Ao criarem espaços assim só comprova que a mãe é o centro de tudo e os pais não tem responsabilidade em criar, cuidar e educar seus Padawans. E qual o resultado disso? Os pais se sentem confortáveis em abandonar suas esposas grávidas ou com filhos.

Espaços de trabalho para as mães é um desserviço onde todos perdem 02

E não é só empresas grandes e poderosas que continuam com essa mentalidade. Cansei de ir restaurantes, shoppings, lojas, parques onde os trocadores são dentro do banheiro feminino e não tem banheiro família. Tenho uma menina agora. Quando eu for sair sozinho com ela, onde irei levá-la para fazer xixi? No banheiro dos homens?

Fiz um post sobre o trocador que a Leroy Merlin de Sorocaba colocou dentro do banheiro masculino. Só para você ter uma ideia como os pais anseiam por mudanças,  o post teve mais de 14,000 curtidas!

Percebem que pequenas mudanças podem surtir efeito? É necessário acabar com esse círculo vicioso poderoso! Quando as marcas e empresas começarem a focar nas FAMÍLIAS, a mudança da estrutura familiar irá ser alterado significativamente. E sabe quem ganha com isso tudo? Os Padawans.

Espaços de trabalho para as mães é um desserviço onde todos perdem 04

A minha geração já era. Não tenho esperança que essa mudança da estrutura familiar aconteça nas próximas décadas. Porém vou fazer o meu papel para que essa  mudança ocorra na geração do Padawan.

Você está junto comigo nessa luta?

Imagem via Google for Moms