Conhecemos o Fazenda Capoava com toda a minha família. Confira mais um Nerd Trek onde analiso hotéis da seguinte forma:
- Local e tempo de viagem;
- Acomodação
- Estrutura do Hotel
- Atividades para os Padawans;
- Alimentação
- Não curti!
- Considerações Finais
1. Local e tempo de viagem
A Fazenda Capoava fica em Itu, no Estado de São Paulo e fica 95 Km da capital.
Basta colocar o nome do hotel no Waze ou no Google Maps que em segundos é traçado o caminho. De São Paulo leva 1 hora e 30 minutos. A viagem é bem tranquila pela Castelo Branco, porém requer cuidado que ao chegar no Hotel pegamos um pequeno trecho de estrada de terra. Mas nada comparado a um rallie, pode ficar tranquilo. Estrada boa, bem batida e aconselho chegar por lá no por do sol, pois tem uma vista maravilhosa.
2. Acomodação
A Fazenda Capoava foi fundada em 1860 e está diretamente ligada ao crescimento da cidade de Itu. A Fazenda passou por quatro fases:
- Século XVIII até 1860: O Período Canavieiro;
- Séculos XIX-XX: O Ciclo Cafeeiro;
- Século XX (1941 a 2000): Gado;
- Século XXI até os dias de hoje: Ecoturismo, Preservação, Turismo Rural
A Fazenda Capoava faz questão de preservar sua história. O local do checkin e do restaurante é em uma construção moderna, mas totalmente integrada com a Casa Grande, preservada integralmente. Fazemos uma bela viagem no tempo ao sairmos e entrarmos desses ambientes.
Existem vários tipos de acomodações que vão de quartos individuais até para grandes grupos. Alguns deles ficam na Casa Grande e outros espalhados pelos espaços verdes do hotel.
Ficamos no Chalé Colônia. Uns 200 metros da recepção, esse chalé é charmosíssimo. Embaixo fica um sofá, sofá cama, banheiro, guarda-roupa e uma lareira. No mezanino a cama de casal com TV de LED.
Minha preocupação quando vi que o chalé tem escada foi com a minha filha de 1 ano e 8 meses. Porém qual foi a grata supressa em chegar no quarto e ver que eles tiveram o cuidado em colocar uma grande de proteção que dá acesso à escada? Ponto para o hotel. Esse tipo de cuidado é essência para quem viaja em família.
Abaixo algumas fotos tiradas no chalé e no caminho até o restaurante e a área de lazer:
3. Estrutura do Hotel
A ideia inicial da Fazenda Capoava era um hotel para casais. Porém os casais tiveram filhos e gostam tanto do hotel que começaram a trazer-los e o resultado é que o hotel hoje é perfeito para as famílias.
A estrutura do hotel contempla:
- Piscina climatizada
- Sauna
- Massagem
- Recreação para as crianças
- Espaço kids
- Cavalgadas
- Charrete
- Equitação
- Pavilhão de jogos
- Quadra de tênis
- Trilhas
- Bicicleta
- Caíaque
- Sand up paddle.
O hotel ainda fornece WIFI em todas as suas dependência e totalmente de graça. Não precisa fazer checkin para ter acesso e nem cadastros e tal. Basta achar a rede no local que você está e pronto. Ótima velocidade de acesso e rodou Netflix à noite tranquilamente no quarto.
4. Atividades para os Padawans;
A monitoria do hotel é uma das mais incríveis que já vi. Os tios são simpáticos, engraçados e profissionais. Você percebe o carinho e o cuidado que eles tem com as crianças e a maioria do roteiro de atividades são ligadas à natureza. Caminhadas em trilhas, passeio à cavalo e consciência ambiental são uma das atividades que o Padawan AMOU.
No sábado cedo fui com a minha esposa e minha filha mais nova acompanhar as atividades dos mais novinhos. Minha filha teve contato com porquinhos, patos, gansos, cavalos, ovelhas, galinhas, coelhos, tartarugas, pássaros. Ele simplesmente AMOU tudo. É uma experiência maravilhosa ver os olhinhos dela brilhando a cada descoberta.
E os tios sempre explicando tudo, como os animais se alimentam e tal. A Youngling até escovou um pônei e lavou tartaruga!
Já o Padawan, que tem 7 anos e 6 meses, juro que eu o perdi no hotel! Sério, o moleque se divertiu tanto com os tios que foi difícil até de tirar fotos com ele. No domingo ele quis andar novamente a cavalo e aí aproveitei para tirar várias fotos e também para colocar a mais nova um pouco sobre um.
No domingo os tios deram uma aula de consciência ambiental. Eles cuidam de animais machucados e os reabilitam. Tem um tucano lá que chegou com as asas cortadas, bico e patas quebradas. Hoje é uma beleza só! E tem mais.
Fizemos uma roda no hotel e as crianças tiveram contato com 3 animais: sapo, caranguejeira e uma jiboia. Ao apressuraram os animsi, os tios dão uma verdadeira aula de biologia. Sabia que o xixi dos sapos é mais limpo que o nosso? E que eles não tem veneno na pele? Pois é. Até a Fá e a Youngling passaram a mão nele:
Já a caranguejeira ficou na mão do tio, pois ela tem um pouco de veneno e se acuada pode morder. Já a jiboia, foi a diversão de todos. Passamos a mão nela e os mais corajosos até a colocaram no pescoço. Tudo sendo monitorado pelos tios e com total segurança.
Uma experiência maravilhosa para os Jovens Padawans pias de apartamento 🙂
5. Alimentação
As refeições são servidas no restaurante próximo à recepção. Lugar moderno, iluminado e bem arejado. Tenho uma amigo chef de cozinha e uns 10 anos atrás ele me deu uma dica que a carrego onde vou. Sempre desconfie da qualidade dos alimentos se tiver muitas opções. Tipo, em um bar, se você pega um cardápio e tem páginas e páginas de petiscos e refeições, desconfie. Se um lugar tem tantas opções assim é porque não sabe fazer nada bem feito e ainda tem o risco de você comer algo passado.
Na Fazenda Capoava não é assim. Não tem aquela quantidade absurda de comida espalhada por quilômetros de mesa. Tem, sim, uma bela variedade mas nada exagerado. O resultado é uma comida bem feita, deliciosa e muito fresca. Dá para perceber o cuidado na elaboração do cardápio e a comida não pesa. A feijoada de sábado, por exemplo, perfeita e fazia um bom tempo que não comia uma tão bem feita.
Para os Jovens Padawans eles ainda tem uma opção muito bacana que é um cardápio especial que os pais montam. Você pode inclusive pedir no primeiro dia qual será o cardápio de todos os dias. Achei bem bacana a iniciativa e isso mostra que a Fazenda Capoava é um hotel para as famílias.
Pelo hotel são espalhados os bares. Tem o da piscina e da concheira que, alias, achei o mais bacana de todos. Lá tem bebidas e aperitivos e dá para passar uma tarde inteira por ali.
Aliás Fazenda Capoava , aquela churrasqueira que tem no bar da concheira precisa ser usada, viu? Coisa linda de se ver e eu passaria ali uma noite inteira bebendo as cachaças artesanais que vocês tem e grelhando uma carne. Fica a dica 🙂
6. Não curti!
Como estamos em uma Fazenda, é praticamente zero o sinal do celular. Mas com tem internet em todos os lugares, então isso acabou não sendo um transtorno.
Outra coisa é a carta de cervejas….apenas as industriais. Poderiam oferecer algumas artesanais e também tornar barato ou inexistente o valor da rolha.
7. Considerações Finais
Frequentei a minha vida inteira Hotéis Fazendas pelo interior de São Paulo. Não considero a Fazenda Capoava um hotel fazenda, e sim uma Fazenda Hotel. A impressão que tive é que fui convidado por um amigo para passar o fim de semana em sua fazenda e achei isso lindo. Sabe aquela impessoalidade dos hotéis. Então, na Fazenda Capoava isso não existe. Ao primeiro momento você pode achar a piscina pequena, mas percebe que o seu charme é justamente esse. Proporcionar uma experiência de fazenda de verdade e não aquelas que se acham fazenda mas se igualam a qualquer hotel.
Parabéns a todos do hotel e pretendemos voltar sim, pois todos amamos a nossa estadia.
Acesse o site da Fazenda Capoava, confira as condições e aproveite um belo fim de semana em uma fazenda.
*Fui ao hotel por convite