Ícone do site Nerd Pai

Fazendo e Refazendo o jogo Karateka (1982-2012)

O jogo Karateka é um jogo clássico que foi desenvolvido para o Apple II, e que vai ganhar um remake em breve, e uma série de vídeos está sendo produzida para acompanhar esse processo.

Muita gente não deve saber o enorme trabalho que era devolver um jogo 30 anos atrás, numa época anterior até mesmo aos discos rígidos, nesse primeiro vídeo dá pra ter uma idéia disso.

Todas as grandes limitações de hardware e software precisavam ser supridas através de muito trabalho, e principalmente, muita paciência, como a criação da movimentação dos personagens, que no caso do Karateka foi feita baseada em filmagens dos movimentos dos pais do desenvolvedor Jordan Mechner (na época, com 17 anos), que depois “digitalizava” cada frame que iria precisar, manualmente.

Tudo isso contrasta um pouco com a realidade atual de modelos em 3D e “engines” que permitem que tudo isso seja feito de modo muito mais rápido.

Espero que os próximos vídeos dessa produção continuem mostrando isso, contrastando o que está sendo feito hoje com o que foi feito 30 anos atrás.

via

Sair da versão mobile