Ícone do site Nerd Pai

Filho é laboratório? | Criação sem estereótipo de gênero

Trabalhamos bastante aqui em casa sobre o estereótipo de gênero. Não tem aquela que essa cor ou brinquedo é de menina ou de menino. Até porque convenhamos, Action Figures são bonecos e bonecas, né?

Veja bem, eu explico para o Padawan que a cor rosa não é de menina e deixo ele livre. Não imponho que ele DEVE usar essa cor ou qualquer outra. Acredito que ao fazer isso estou respeitando meu filho.

Li uma reportagem onde os cuidadores, como os pais preferem ser tratados, escolheram um nome neutro para o seu Padawan para que ele tenha uma criação sem estereótipo de gênero. E mais: tem dias que o seu Padawan sai com vestido rosa cheio de babados e no dia seguinte com uma bermuda azul.

Aqui eu pergunto: será que o desejo dos pais – não do Padawan – de fabricarem alguém que não tenha gênero definido não irá causar danos no futuro?

Bem, eu acredito que sim. Essa criança pode ter danos no futuro pois irá enfrentar, infelizmente, preconceitos e os pais precisam estar preparados para apoia-lo em todos esses momentos. É necessário desconstruirmos várias coisas e o papel dos pais é mostrar o caminho para os filhos, e não imporem nada.

Fazer o filho de laboratório não é bacana, não é? E você, o que acha disso tudo?

Sair da versão mobile