Ícone do site Nerd Pai

Filibuster – Uma pessoa pode fazer a diferença

Estamos vivendo um período bacana no Brasil. Milhões de pessoas estão saindo na rua para que o nosso País entre nos eixos. E já temos alguns resultados positivos dessas mobilizações, mas precisamos lutar mais e mais.

Sabia que apenas uma pessoa pode fazer a diferença? Sabia que apenas uma pessoa consegue  que leis absurdas saiam da votação? Nos EUA a senadora democrata Wendy Davis fez a diferença.

Estavam para votar um projeto de lei no Texas para dificultar, e muito, que as pessoas fizessem o aborto. No Texas o aborto é legal e tal e com essa lei continuaria legal, mas iriam impor tantas coisas que tornaria inviável a sua realização.

Wendy Davis, contra esse projeto de lei, usou uma regra de conduta chama de Filibuster. Essa regra permite que uma pessoa, qualquer uma, possa se dirigir ao Presidente do Parlamento e falar por quanto tempo quiser sobre o assunto em pauta. Porém, Jovens Padawans, o Filibuster tem regras. A pessoa  deve permanecer de pé, sem se inclinar ou apoiar na sua mesa, sem interromper o seu discurso, a menos que seja para responder perguntas ou resolver questões burocráticas, sem ir no banheiro, nem comer, nem beber água. Se por acaso ela quebrasse qualquer uma dessas regras, ela leva um demétrio, um tipo de cartão amarelo. E se ela tivesse 03 demétrios o Filibuster seria interrompido e a votação continuaria.

Wendy Davis durante o Filibuster

Wendy Davis não ficou falando apenas uma hora. Ela ficou falando durante 13 HORAS SEM PARAR! Sabe qual foi a razão disso? É que a votação tinha validade para ser votada apenas no dia 25/06/2013. Se ela conseguisse ficar falando até o dia 26/06/2013, a votação sairia da pauta. E, adivinhem: ELA CONSEGUIU!

Independente se isso foi nos EUA, isso prova que UMA PESSOA pode fazer a diferença. Uma pessoa pode mudar o rumo de milhares de pessoas. Se você quer que algo mude, comece a agir. Quem sabe você será a pessoa que fará toda a diferença?

Meus aplausos para a Wendy Davis.

Sair da versão mobile