Ícone do site Nerd Pai

E o Novo Focus deu um hadouken na concorrência

Fui para Mendoza, Argentina, a convite da Ford, para conhecer o Novo Focus. Bem, o que tenho a dizer sobre esse carro, é que ele deu um hadouken* na concorrência.

Não tem sentido você comprar um Civic e um Corolla, e nem um Golf, no caso do Novo Focus Hatch. O Novo Focus tem preço melhor e vem com muito mais tecnologia que qualquer outro carro da mesma categoria. E essa filosofia de democratizar a tecnologia que a Ford está promovendo, é fantástica! Desde o carro de entrada você tem itens que só existem nas versões mais caras dos concorrentes.

Vamos dar o exemplo do Novo Focus Sedan S 2.0 PowerShift. Ele vem com:

O similar, Civic LXS 1.8 AT, vem com:

Ou seja, a mesma coisa. Porém, o que você vai preferir? Ter uma camera de ré ou um controle de torque nas curvas? Uma gracinha dentro do carro ou um item de segurança que pode salvar sua vida? Ahhh, quer uma gracinha? Bem, o Novo Focus vem com o Sync Media System com comando de voz simples e rápido de configurar. Você pode escutar sua Playlist do seu smartphone rapidamente, como pode também fazer e receber ligações sem tirar as mãos do volante.

No meu  test drive pelas paisagens lindas dos vinhedos em Mendoza, pude sentir não só a força do Novo Focus, como o conforto que ele proporciona. Irei citar dois: O Active Park Assist e a direção elétrica.

Confesso, sou péssimo para estacionar o carro. O Novo Focus tem o Active Park Assist, que é um sistema que lê se tem vagas disponíveis quando você passa com ele pela rua e te avisa dela. Aí, Jovens Padawans, basta apertar um botão para você ver o carro estacionando sozinho. Como diz Arthur C. Clarke, qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia. E é essa a sensação que temos ao ver a direção virando sozinha.

E a direção elétrica não é apenas leve. No Novo Focus ela tem um sistema que não repassa a vibração para o condutor. Pegamos algumas estradas de terra/pedra e pude reparar isso! Tinha a impressão que estava em um asfalto liso! Olha minha foto passando pior uma poça de lama:

Bem, parabéns à Ford pelo Novo Focus, tanto a versão Sedan como o Hatch. A concorrência certamente deve estar chorando em posição fetal depois desse hadouken!

Confira as especificações técnicas no site do Novo Focus e mais fotos que eu tirei dele lá no meu Flickr.

*Hadouken
Do japonês (onda; movimento; punho), ataque originado na série de video games Street Fighter utilizado primeiramente por Ryu e Ken. Consiste num projétil de fogo lançado pelas mãos através da canalização do chi do lutador. Inspirado em lendas de grandes artistas marciais que seriam capazes de exceder a extensão de seus membros com a energia de seus golpes.
Pra soltar o Hadouken, é só fazer baixo, baixo-frente, frente e soco

Sair da versão mobile