Ícone do site Nerd Pai

Foi sem querer – Seu filho usa essa frase como um manto de proteção?

Algo que me irrita profundamente é quando o Padawan apronta e solta que foi sem querer. O pior é que isso está ocorrendo sempre e precisamos ter uma conversa seria com ele.

Esses dias ele pegou um pôster, que veio junto com o gibi A Morte do Superman, e ao abrir fez um pequeno rasgo. Dei uma bela bronca e ele solta o foi sem querer.

Expliquei que ele precisa ter cuidado com as coisas e não é porque foi sem querer que está tudo bem. Mesmo sendo sem querer, tem consequências. Dei o exemplo de uma colisão veicular. Ninguém em sã consciência bate o carro de propósito. Mas quando bate na traseira de um carro, por exemplo, será punido em arcar com as despesas do outro carro.

Não basta a pessoa virar e falar “puxa amigo, foi sem querer! Tchau e fique com Odin” que está tudo resolvido! Acidentes ocorrem e por isso que precisamos ter sempre cuidado para evitá-los. No caso do pôster, você deveria ter aberto devagar e ter me perguntando se podia abrir algo que não te pertence.

As crianças usam o foi sem querer como um manto de proteção. Eles pensam que ao dizerem isso, as consequências somem. Mas não é assim no mundo real e os pais precisam educar os filhos que é primordial assumirem as responsabilidades dos seus atos.. Caso contrário, eles se tornaram adultos inconsequentes e isso acaba sempre dando muito mal.

A veja mais post sobre EDUCAÇÃO aqui no blog.

Sair da versão mobile