Ícone do site Nerd Pai

Gambit nunca teve protagonismo nos filmes de X-Men. Mas isso vai mudar

Todos amam filmes com personagens de comics books. Em alguns dias será lançado Vingadores 2  (e eu já vi 😉 ) e a bilheteria certamente será linda.

Mas isso não é novidade: desde o início da década de 2000 um grupo de heróis combate o mal por meio de mutações genéticas – como você deve bem saber, estamos falando dos X-Men. De toda forma, uma coisa talvez incomode quem já era fã da franquia desde a época dos quadrinhos – ou da série de desenhos nos anos 1990 : a falta de protagonismo de Gambit nos filmes da série.

Isso não quer dizer, contudo, que o herói nunca esteve em nenhum dos filmes. Sua primeira aparição foi no spin-off X-Men Origins: Wolverine. No filme Gambit encontra Wolverine e a princípio os dois desconfiam um do outro, mas logo se tornam parceiros.

Para introduzir os poderes psíquicos tão elementares para a caracterização do personagem, o filme colocou Gambit numa partida de poker com Daniel Negreanu – que é um dos melhores jogadores do mundo. O filme teve a participação do ator Taylor Kitsch no papel e ele não foi muito elogiado pela mídia especializada. Aliás, o filme como um todo também não  foi – tem apenas 38% de aprovação no Rotten Tomatoes e foi classificado como um filme cheio de clichês.

O futuro parece ser diferente para o herói cajun, de toda forma. Sua presença já está confirmada num filme a ser produzido e lançado em 2016. Segundo o site Games Radar, o ator escalado para o papel será Channing Tatum.

ChanningTatum

Ele é conhecido por filmes como Ela é o Cara, Ela Dança, Eu Danço, Inimigos Públicos, e a série G.I Joe.

O casting de Tatum se justifica na medida em que ele tem a mesma ascendência do personagem Gambit – a etnia cajun, acadianos expulsos do Canadá e que se fixaram na Louisiana (onde fica a boêmia Nova Orleans).

Ok, mas por que demorou tanto?

O motivo é simples: não gastar cartucho.

Como dito ao início deste artigo, a série X-Men começou no início dos anos 2000 e foi um dos eixos-motores gênese – junto da primeira trilogia Homem Aranha da Sony – da mania que estamos vivendo de blockbusters baseados em quadrinhos. Guardar um personagem de calibre como Gambit é essencial para que o ciclo continue e que, como efeito, os lucros também continuem aos estúdios.

Após a aquisição da Marvel pela Disney, o fato é que tais filmes tem de ser uma máquina de dinheiro constante. O mesmo vale para  a FOX, dona dos direitos de X-Men (além dos mutantes, o Homem Aranha é o outro herói da Marvel cujos direitos não pertencem à Disney).

O filme solo de Gambit tem data de lançamento, segundo o IMDb, para o dia 7 de outubro de 2016. Ou seja, muita água pode rolar até lá – além da única confirmação que temos no momento, de que Tatum estaria no papel principal.

Antes, porém, Tatum deve fazer uma aparição em X-Men: Apocalipse.

Gambit é o personagem garanhão, que está sempre bebendo e fumando. Ele é o lado punk dos super-heróis”, disse Tatum numa coletiva de imprensa antes mesmo de ser escalado, ao revelar sua admiração e vontade de apresentar o papel nas telonas.

Agora o que era apenas uma vontade do ator pode se tornar realidade em breve.

Lauren Shuler Donner, produtora da franquia X-Men, também comentou recentemente sobre o potencial do filme, do herói e de Tatum no papel: “O personagem é um trapeceiro e Channing tem essa cara de malandro, assim como Remy LeBeau (nome verdadeiro do herói). Ele sabe fazer filmes de ação, todo mundo sabe disso, e ele tem um bom coração). Ou seja, perfect fit.

Sair da versão mobile