Ícone do site Nerd Pai

Garoto mudou a cor dos personagens de Maurício de Souza: Cansei desses desenhos diferentes de mim

Um Padawan de 10 anos chamado Cleidison foi fazer uma prova onde tinha os personagens da Turma da Mônica. Porém, depois de responder as questões propostas pela professora, Cleidison resolveu pintar todos os personagens:

O Padawan Cleidison é afrodescendente e não estava muito confortável com os personagens todos brancos. Ele ainda escreveu na prova:

‘Pintei da minha cor, tá? Cansei desses desenhos diferentes de mim’

Aqui fica duas reflexões:

A 2ª razão é polêmica, porém não podemos ignorá-la, pois o racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos.

Lembra do Distúrbio em Los Angeles, em 1992, quando uma guerra foi desencadeada pois um juri absolveu oficiais do Departamento de Polícia de Los Angeles, três brancos e um hispânico, acusados de agressão contra o motorista negro Rodney King? 53 pessoas morreram no conflito.

O racismo precisa ser combatido de todas as formas possíveis. Não existem pessoas diferentes por causa da cor. Todas são humanas! Não é a cor que vai me tornar mais humano ou menos humano.

Maurício de Souza fez a seguinte declaração:

“O menino Cleidison tem razão a partir de sua visão do mundo e do meio. Por que os personagens das historinhas que ele lê não têm a mesma cor de sua pele? E corajosamente ele os traz mais para perto de si e dos seus colegas afrodescendentes simplesmente usando lápis de cor. Saída criativa e carinhosa”

Bem, tenho certeza que o personagem Jeremias, como a Turma do Pelezinho, irão aparecer mais.

O que você acha?

Via Amigos do Fórum

Sair da versão mobile