Site icon Nerd Pai

Greve dia 28 de abril: podemos ensinar algo aos Padawans?

A escola do Padawan ainda não sabe se vão parar no próximo dia 28 de abril, por causa da greve geral que está tomando força em todo o Brasil. Porém temos um preocupação extra nesse dia: marcamos a festinha de aniversário do Padawan na escola justamente no dia 28.

Imagina a frustração que ele sentirá? Claro que marcaremos a festa para a outra semana e iremos dar suporte. E a parte boa disso tudo é que podemos ensiná-lo algumas coisas.

Por mais que você discorde – e nem irei entrar nesse mérito – greve faz parte de qualquer sociedade capitalista e democrática. Iremos aproveitar esse momento para explicar ao Padawan alguns conceitos básicos de direitos, política, economia. Ensinar que vivemos em uma sociedade e cada setor dela influência no dia-a-dia das pessoas, inclusive na dele.

Direito

O artigo 9º e a Lei nº 7.738/89 de Constituição Federal asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender.

Esse é o momento de explicar o Padawan o que a Constituição. Mostrar que existem leis que por mais possam nos beneficiar, podem também nos prejudicar em um primeiro momento. Porém temos direitos e deveres que devemos respeitar.

Por mais que uma greve possa ser incomoda, ela é um direito.

Política

Na última eleição para prefeito, o Padawan entendeu um pouco o conceito do voto. Porém a política não se resume às eleições.

Vou explicar que existem clubes, no caso partidos, que  ficam lutando por interesses das pessoas que votaram neles. Se um lado acha que está errado uma nova lei e o outro acha correto, vai ter conversa, discussões e negociações. Porém chega um momento que nada dá certo e então tomam algumas atitudes extremas, como a greve.

(esse é o mundo perfeito, sem corrupção, ok? Ainda não está na hora do Padawan saber disso)

Economia

Vivemos em uma pais capitalista e democrático. Podemos escolher a profissão que quisermos e escolher o nosso emprego. Porém pode ocorrer que no meio do caminho, o dinheiro que as pessoas recebem pelo trabalho é pouco e não conseguem mais pagar suas contas como escola, conta de luz, transporte etc.

E aí a situação financeira da pessoa fica ruim e é necessário que ele ganhe mais – ou deixe de gastar. Uma das saídas e negociar com os donos das empresas. Não dando resultado, parte-se para a greve como uma forma de pressão.

Bem, nesses momentos de turbulências são momentos de aprendizado e devemos SEMPRE usá-los para educar nossos Padawans. Esse é um dos papeis dos pais. É duro? Opa! O moleque vai ficar triste? Sim Senhor. Mas quando eles sentem na pele uma situação é uma boa hora de ensiná-los algo.

Imagens via https://www.shutterstock.com

Sair da versão mobile