Ícone do site Nerd Pai

Kidzania, Laranja Mecânica e a histeria sobre o consumismo

Foi inaugurado em dezembro de 2014 um parque indoor em São Paulo chamado Kidzania. A ideia é ser um parque educacional onde os Padawans brincam de serem adultos em uma grande cidade.

Com seus espaços temáticos, os Padawans precisam ganhar dinheiro, aprendem a importância de guardá-lo, tira carta de motorista, arrumam uma profissão e fazem compras.

Ou seja, tudo que os pais fazem no dia a dia elas fazem brincando na Kidzania.

Mas muitos julgam o lugar de estar expondo os Padawans à publicidade infantil sob o pretexto de diversão. Dizem que a Kidzania está fidelizando as crianças às  marcas que estão lá.

Bem, eu acho isso uma histeria coletiva somada à preguiça que os pais tem hoje em educar.

Todos os textos que eu leio sobre o mal que esse tipo de ambiente proporciona apresenta a falácia que os Padawans só ficam dentro de Shoppings e em espaços fechados. Todos os textos dizem que é necessário devolver os Padawans às ruas e aos parques.

Sério mesmo que acham que os Padawans não brincam em parques, jogam bola, amarelinha, vôlei, pula no trepa trepa, brincam de gato mia e não empinam pipa?

A impressão que tenho é que os Padawans estão trancados dentro de Shoppings e assistindo comercias 100% do seu tempo e é necessário libertá-los! Será que as  marcas pegam os nossos filhos e fazem exatamente o que fizeram com o Alex DeLarge (Malcolm McDowell) em A Laranja Mecânica, filme de 1971?

Sim, o mundo é consumista e precisamos, OS PAIS, em controlar esse ímpeto nos nossos Padawans. Porém colocar os moleques em um redoma de vidro e fingir que isso não existe é o caminho mais curto para a alienação.

Meu Padawan, quando assiste TV, 80% é pelo Netflix. Os outros 20% são canais infantis da TV aberta. Ao passar comercial é claro que ele arregala os olhos e fala que quer aquilo. E aí, ele vai sair de casa, pegar o meu carro e ir até a loja comprar?

Eu evitava mostrar qualquer coisa no canal aberto para o Padawan para fugir do Eu quero! Eu quero! Eu quero! Porém percebi que ao mostrar comerciais para ele eu posso ensinar na prática o que é o consumismo.

A culpa do consumismo dos  Padawans sempre é dos pais..

Ora, não é evitando um comercial que irei conscientizá-lo do que é certo e errado.

O que deve-se fazer é mostrar, educar, que mesmo que existam vários tipos de brinquedos e marcas isso não significa que ele pode ter tudo. Não será um parque  ou um comercial que vai educar meu Padawan e influencia-lo a ser consumista, pois quem irá fazer isso sou eu e a Fá.

Quem dá educação aos filhos são os pais. Quem mostra o caminho que ele deve seguir somos nós e não um parque ou um canal de televisão.

Pais e mães, acredito que os Padawans devem ser expostos a tudo para que eles saibam como funciona o mundo. Aliená-lo pode ser um tiro no pé, pois não ensinamos o que é certo sem mostrar o que é errado.

Mas, claro, educar dá muito trabalho e é mais fácil cortar o suposto mal pela raiz do que dar valores e mostrar para eles que o consumismo é prejudicial.

Vivemos uma histeria coletiva em que tudo não pode e tudo é errado. Tenho medo da geração que está vindo, pois será uma geração que só irá descobrir o mundo lá pelos seus 14 anos. E aí já será muito tarde….

Sair da versão mobile