Ícone do site Nerd Pai

Lição de casas: os pais não sabem mais matemática. E isso é ótimo!

Lição de casas os pais não sabem mais matemática

Ajudo o Padawan na lição de casa e, confesso, muitas vezes acabo sofrendo. Tive de recorrer, várias vezes, à internet para conseguir entender os enunciados das lições e entrei em uma tensa curva de aprendizado para poder ajudá-lo, pois a forma que a molecada faz equações matemáticas hoje, por exemplo, é bem diferente de quando eu fazia.

Quando vi o Padawan fazendo a conta 376 x 37 dei um berro: “Que diabos você está fazendo? Não é assim que faz!”. Assustado, ele me olhou e disse: “mas é assim que a professora ensinou e começou a fazer“”.

Eles fazem um jogo da velha e fatoram os números. Depois multiplicam, de cabeça, os números preenchendo os quadrados e depois somam tudo. Como mágica, o resultado aparece.

376 * 37 = 13.912

Nick Douglas (Ph.D em Física pela Universidade de Harvard, membro do American Mathematical Society e autor do livro Do Math in Your Head With These Mental Math Tricks) disse que a forma que as crianças aprendem matemática hoje é para ajudar a fazerem conexões intuitivamente usando o senso numérico.

Fiquei olhando meu filho fazendo essas contas, acabei aprendendo e cheguei a conclusão que da forma que aprendem hoje é absurdamente mais fácil do que antes! A matemática se torna natural, instintiva. E o mais interessante é que comecei a gostar de ver meu filho me ensinando a fazer algo de uma outra maneira.

Pais e mães, quando se depararem com uma lição de casa indecifrável, respire fundo, esvaziei a mente e absorva o exercício. Dessa forma ganhamos duas vezes, pois aprendemos uma nova forma de fazer algo que achávamos que dominávamos e ensinamos os nossos filhos uma lição muito importante: estamos sempre aprendendo.

Ao mostrarmos que não sabemos de tudo iremos deixar nossos filhos e filhas mais humildes. Eles entenderão que ninguém tem o conhecimento pleno de nada e, quem sabe, teremos um mundo melhor com adultos que mudam de opinião quando confrontados com a verdade.

Imagem 2 via https://www.shutterstock.com

Sair da versão mobile