Ícone do site Nerd Pai

Licença paternidade de 20 dias? É isso que queremos, mas não é o que precisamos

Foi sancionado em 8 de março pela presidente Dilma Rousseff a aplicação da licença paternidade para 20 dias. Porém a nova regra só vale para os funcionários das empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã.

Mas será mesmo que todos os homens/pais estão comemorando? Será que muitos não preferem ter os 05 dias apenas e deixarem a responsabilidade de cuidar para as mães, que tem 06 meses de licença? (ampliada na mesma lei da licença paternidade).

Nossa sociedade está mudando. Os homens hoje estão mais participativos nas tarefas domésticas e na educação dos Jovens Padawans. Porém não acredito que são todos os homens que querem ficar em casa acordando de madrugada para trocar fraldas, ajudar a dar banho ou ficar em uma rave no quarto do Padawan enquanto a mãe descansa.

De onde eu tirei essa conclusão? Sabia que no Brasil tem mais de 5,5 milhões de crianças sem pai no registro? E sabia que os homens estão abandonando mães de bebês com microcefalia em Pernambuco? (via e via)

Triste não?

Aumentar a licença a paternidade não irá colocar na cabeça de vários homens que eles tem responsabilidades com seus filhos. O problema é bem mais estrutural.

Concordo que para as coisas mudarem é necessário dar um 1º passo. Mas será que esse passo – aumento da licença paternidade – é necessário? Acredito que dar assistência  financeira, psicológica, médica e educacional às famílias mais carentes que estão passando por uma gravidez tornaria mais digna a vida de milhões de Padawans abandonados.

Novamente entramos na velha história: educação de base. É por isso que a licença paternidade funciona e é enorme em vários países – como na Noruega, Suécia e Finlândia – pois lá a população TEM EDUCAÇÃO DE BASE.

E aqui, quando será que teremos? E lembre-se que nem creches os Padawans estão tendo para as mães trabalharem…

Agora quero escutar a sua opinião: quais medidas devem ser tomadas para reverter esse triste quadro de abandono no Brasil?

ATUALIZAÇÃO:

Esse comentário foi feito pelo Thiago Atanazo e achei perfeito, pois ele mostra a essência do post: a falta de educação de base:

Acho que o nerd pai quer dizer é que para vc que se importa (com a licença paternidade) vai ser show de bola, mas não vai mudar os índices nacionais, não vai fazer outros pais que não tem a sua mentalidade de pessoa bem nascida e bem criada a cuidar do filho, essa pessoa pouca instruída vai tirar 20 dias de férias, praia, boteco, racha etc

Sair da versão mobile