Site icon Nerd Pai

Manual definitivo: Como viajar de carro com crianças?

Viajar de carro com Padawans e relaxar ao mesmo tempo pode parecer uma tarefa impossível. Entre as frases mais típicas, encontramos ‘quanto tempo falta’, ‘quero ir ao banheiro’, ‘papai, estou enjoado’. Por isso, se você vai viajar com automóvel próprio ou está pensando em aluguel de carros, preparei um pequeno guia para facilitar essa nossa missão de ser pai e/ou mãe.

Hora de saída e porque viajar de noite

Viajar de noite é uma das melhores opções na hora de viajar com crianças. Em primeiro lugar, o número de paradas é menor, já que os pequenos tendem a dormir com a escuridão e o típico barulhinho de motor, é quase uma música de ninar.

Além disso, dá pra levar todo mundo já de pijamas e só passar direto pra cama. Agora, se você realmente só pode viajar de dia, tente compatibilizar com os horários normais e considerar o almoço: fica tudo mais difícil quando eles estão com fome.

Deixe tudo à mão

Crianças são imprevisíveis. Você pode até achar que já viu de tudo, mas sempre acaba se surpreendendo. Por isso, tenha tudo que precisa perto, e não guardado no porta-malas do veículo. Brinquedos, troca de roupas, tablet, água e comida no cockpit do veículo.

Se viajar com bebês, mais ainda. Neste sentido, as fraldas devem estar à mão, chupeta, mamadeira, termômetro, papinhas e tudo mais que for necessário deve estar na parte da frente do carro.

Jogos em família + tecnolgia = sucesso

Apesar de que contar com internet não é necessariamente um problema hoje em dia (compartilhar a conexão ou wifi veicular), vale a pena contar com equipamentos que tenham opções offline como joguinhos ou mesmo filmes já baixados para entreter os pequenos.

Mesmo assim, você também tem opções menos tecnológicas. Dá pra propor algum jogo em família, coisa que, além de integrar, ainda exercita a imaginação. Jogos de adivinhação, cantar, criar músicas (uma pessoa diz uma palavra, a outra diz outra que comece com a última sílaba), adedonha (menos o motorista, claro). Há diversas opções quando a tecnologia falhar.

Pense bem no itinerário

O Google Maps está aí para facilitar a vida de qualquer viajante. Mas não é só o trajeto que importa, o roteiro também é fundamental. Por isso, além de definir exatamente por onde quer ir, prepare paradas estratégicas. Seja para comer, ir ao banheiro ou estirar as pernas, com tudo planejado, todo mundo fica mais satisfeito e tranquilo. Às vezes, não saber exatamente como vai ser a trip causa mais ansiedade.

Pensar em algumas paradas realmente estratégicas pode ser uma boa. A gente diz realmente porque, a parada, além de ser um momento pra descansar, pode ser muito entretida. Se for passar por um bosque lindo, pode pensar em um picnic, paisagens fantásticas também pedem uns minutos de contemplação e selfies familiares.

Conte com um veículo em condições

Se for viajar com seu próprio carro, esteja seguro de ter o veículo em perfeitas condições. Nada pior do que dar o prego com crianças a bordo, são dois problemas que se potencializam. Talvez uma boa ideia seja considerar o aluguel de carros, você pode até escolher um mais espaçoso e com equipamentos integrados como GPS, Tablets e outras facilidades.

Outro benefício é saber que está em um veículo com funcionamento 100%. Mesmo nos casos de inconvenientes, as locadoras se encarregam de mandar um resgate e/ou trocar o automóvel. Imagina se o ar condicionado do seu veículo quebra? Reclamação generalizada.

Pronto pra pegar a estrada?

Com tudo planejado, pé na estrada! Uma viagem planejada em detalhes pode até consumir mais tempo antes, mas, com certeza, evita aborrecimentos durante um momento que, na teoria e na prática, deveria ser de prazer e descontração. Bons preparativos e boa viagem!

Imagens via https://www.shutterstock.com/

Sair da versão mobile