Site icon Nerd Pai

“Meu filho não gosta de festa junina, e agora?”

Junho é mês das Festas Juninas (se bem que já tem festa Maína e até Julina). Na escola do meu Padawan (9 anos) já teve, mas foi básica. Só dançaram e os pais fizeram atividades. Já a da minha filha (3 anos) será no próximo sábado. Nessa terá quadrilha, arroz doce, churrasquinho de gato, pau de sebo e tudo que vem no pacote dessa festa tradicional brasileira.

Uma vez, em um reunião na escola do Padawan, a professora disse que ele não queria participar da Festa Junina. Conversaram, ela disse que seria legal e nada de convencer o moleque. Achamos estranho, pois o Padawan não é tímido. Em um momento oportuno a Fá conversou com ele e essa foi a sua resposta:

Mãe, é chato….não gosto de ficar fazendo aquela dança

Pois é. O moleque não quer dançar pois não gosta. Ponto.

Um tempinho depois a escola enviou um texto, para todos os alunos, intitulado: Meu filho não gosta de festa junina, e agora? 

Resumindo, os pais precisam entender a razão dos filhos não quererem participar. Pode ser por causa de bullying, chateado com algum amigo ou amiga OU, para mim, o mais importante: eles apenas não gostam de dançar.

No texto ainda falam que os pais precisam explicar a importância e o significado da festa. Bem, não acho isso relevante. Oras, nossos filhos muitas vezes não querem dançar e não será o significado da festa que irá mudar isso.

Os pais e mães precisam entender que nossos filhos e filhas são indivíduos e que podem não curtir fazer certas coisas. Se você gosta de festa e quer que o seu filho dance, isso não te dá o direito de forçar o moleque a dançar na festa e muito menos de ele querer ir.

Precisamos respeitar os nossos filhos, pois só assim ensinaremos de fato o que é respeito.

Sair da versão mobile