Nos primeiros anos da faculdade, aprendemos o conceito de mídia fria e mídia quente. A mídia fria é aquela que você não precisa se concentrar e nem fazer força para enternder o que ela está transmitindo. A televisão é um exemplo de mídia fria, onde o som e as imagens estão ali e você absorve facilmente o seu conteúdo.
A mídia quente é o rádio, onde é necessário uma atenção maior para captar o que está sendo exposto.
Vi esse comercial do Star Wars: The Arcade Game para o Atari 2600 e Atari 5200 de 1983 e esse conceito de mídia me veio à cabeça. Os videogames antigamente eram mídias quentes! Mesmo sendo na televisão, você tinha de completar os buracos dos jogos 8-Bits. Você tinha de ter imaginação para ver uma nave, um personagem e a paisagem.
Confira o comercial do Star Wars: The Arcade Game para o Atari 2600 e Atari 5200:
Marshall McLuhan distinguiu os mídia quentes e frias no seu livro Understanding Media (1964)
Com os novos consoles de videogames sendo lançados ainda esse ano, o XOne e o PS4, comprova-se que eles são uma mídia fria. Ou seja, a perfeição dos gráficos faz com que não precisamos preencher nada com nossa imaginação. Precisamos apenas ficar lá, com a boca aberta e babando, com a beleza deles e das trilhas sonoras. Isso é bom? Sim, pois dessa forma as histórias podem ser mais elaboradas.
O que você acha?