Ícone do site Nerd Pai

Motion Sickness – Cinetose – Nerd Pai Explica #3

Certeza que muitos que estão lendo esse post tem motion sickness (cinetose):

Cinetose é um estado que se caracteriza pela sensação de enjoo ou náusea quando se anda em qualquer meio de transporte, ou se movimenta o corpo de forma inabitual, perturbando o sistema vestibular responsável pelo equilíbrio.*

 

Ela acontece quando você esta lendo dentro de um carro, andando de barco, jogando videogame ou assistindo filmes em 3D. Mas por que isso ocorre?

Você vai viajar de carro e começa a ler um livro. Seu cérebro, nesse momento, esta recebendo duas informações conflitantes: do ouvido interno, que é responsável pelo seu equilíbrio, e da visão. Como você esta em movimento, o líquido que fica dentro do seu o ouvido envia informações para o cérebro que você esta em movimento. Aí ele ajusta o seu equilíbrio espontaneamente. Porém como sua visão esta fixa, no livro, o cérebro recebe a informação que você esta parado. O que acontece? Por uma questão evolutiva, o nosso cérebro acredita que os sinais discrepantes enviados pelos olhos e sistema vestibular tenham sido causados pela ingestão de alguma neurotoxina e, por isso, nos induz ao vômito para nos livrarmos da substância que, supostamente, haveríamos ingerido. Bacana, não?

E no iMax ou em filmes 3D? É o contrário. O ouvido avisa ao cérebro que você esta parado, mas sua visão e audição falam o contrário.

33% das pessoas tem isso. Sobe para 66% se for um caso extremo, como um navio em um mar não muito amigável.

O pessoal do ASAPScience fez um vídeo curtinho e bem bacana explicando o motion sickness ou  cinetose. Confiram:

Para evitar a Cinetose, olhe para fora do carro, para o horizonte. Ou seja, passe a mesma informação que você esta tendo no ouvido interno e pela visão. E, peloamor, se for vomitar abra a janela do carro ou vá no banheiro do avião.

E confiram mais post do Nerd Pai Explica.

Via

Sair da versão mobile