Sábado fui na primeira comunhão da filha, de dez anos, dos Padrinhos do Padawan. Claro, o que mais tinha era molecada. O salão de festas tinha uma área aberta e ficávamos lá. Quando cheguei, olhei para o lado e tinha dois meninos e uma menina com celular/iPod na mão. Fui perguntar o que eles estavam fazendo: “Tio, é que aqui pega uma rede de WiFi aberta”, disse o moleque com óculos nerd.

Mundo online ou offline

Achei curioso e pedi para tirar uma foto e a postei na fanpage do Nerd Pai (se você não curti ainda é uma boa oportunidade pois sempre posto coisas diferentes lá). Postei a foto e BUUM. Vários comentários. Separei DOIS que achei interessantíssimos:

1º Comentário:

A infância deles tá aí, ora. O tempo passou. A infância dos nossos avós foi capinar mato. A infância dos nossos pais foi brincar na rua e ajudar com as coisas de casa, agora a de hoje em dia é diferente, as coisas mudam. Eles estão se divertindo? Estão. Então pra quê criticar? Colocar regrinhas retardadas? Se eles gostam mais de mexer em computador do que jogar bola, problema deles, ué. Se eles quisessem ter a ”infância” como todo mundo dita, eles teriam, mas escolheram ter a infância deles.

2º Comentário:
Onde que isso é escolha? Criança se escolhesse comeria sorvete e chocolate o dia todo. Peloamor! Vão ler e estudar sobre desenvolvimento infantil antes de considerar “escolha” ou “natural” que crianças se isolem através da informática e nem sequer se olhem. É isso aí. Vamos formar uma sociedade tecnológica e robotizada…Tá certo!
O que eu acho disso tudo? Vivemos em uma época de transição. O que é certo? O que é errado? O que é melhor ou pior para nossos Padawans? Não sei responder. Lembrem-se que a palmatória era a melhor coisa para o desenvolvimento infantil. Educadores defendiam isso. Hoje, não mais. Privar as crianças do acesso tecnológico é bom? É perigoso? Será que ela não irá ficar atrasada, no futuro, em relação aos outros amigos? E exercício físico? Elas não devem fazer? Elas não devem correr, pular e brincar?
O que eu tenho certeza disso tudo é: equilíbrio. Nem sair correndo feito um louco e nem ficar sentado com o celular. Os pais precisam equilibrar essa vida dupla que os pequenos Padawans tem hoje. Como disse, vivemos em uma época de transição e precisamos saber equilibrar e não apostar todas as fichas em uma forma de educação.
Duas coisas interessantes sobre esse episódio: a primeira é o que foi dito no 2º comentário, que não “é natural que as crianças se isolem através da informática e nem sequer se olhem”. Os Padawans que estão juntos na foto mostra que o garoto estava ensinando a garota a fazer algo no Facebook. Eles não estavam isolados e sim interagindo em um mundo offline e aprendendo a usar um  outro mundo, o online. Os dois mundos estavam ali, em harmonia.
A segunda coisa interessante é essa foto:
Mundo online ou offline
Os mesmos meninos foram jogar bola.
Dê opções e explique cada uma delas para o seu Padawan que, com certeza, eles não irão seguir o Lado Negro da Força. Seja lá qual for.