Nerd Pai

Música infantil: ótimo recurso de aprendizagem para as crianças

Quando se trata de desenvolvimento infantil – e famílias felizes – quanto mais música, melhor. A música infantil favorece aspectos importantes como a sensibilidade, a atenção, a socialização, a afetividade, a criatividade, entre outros tantos aprendizados. De fato, a musicalidade é uma forma de fortalecer os laços de afeto entre pais e filhos, e seguramente, um dos recursos mais agradáveis para educar.

Desde o nascimento, os pais usam a música instintivamente para acalmar os filhos, para expressar amor e alegria, para envolver e interagir. À medida que exploram a música através da brincadeira, as crianças fazem descobertas sobre si mesmas e sobre o mundo ao seu redor, desenvolvendo um vocabulário mais amplo, importantes habilidades intelectuais, fortalecendo aspectos sociais e emocionais, bem como adquirindo uma real apreciação musical.

Benefícios da música infantil para os pequenos


Há muitas recompensas em viver uma infância musicalmente rica. Existem fortes evidências de que crescer em um ambiente com música agradável – especialmente com as primeiras experiências de ouvir, mover e cantar – traz benefícios positivos conforme as crianças progridem para um aprendizado mais formal.
Não há nenhuma desvantagem em reunir crianças e música por meio de atividades lúdicas. Desde o puro prazer de ouvir sons e harmonias rítmicas, até ganhar uma nova linguagem e habilidades sociais, a música pode animar e enriquecer a vida das crianças e de todos que a cercam.

Logo, os pais podem desenvolver seus instintos musicais, conferindo abaixo mais vantagens de ter a música como grande aliada ao desenvolvimento infantil.

–  Para os pequenos, a repetição de versos musicais incentiva a linguagem e a memorização;

–  A música infantil ajuda o corpo e a mente a trabalharem juntos. Expor as crianças à música durante o desenvolvimento inicial facilita o aprendizado dos sons e o significados das palavras;

–  Dançar ao som das canções ajuda as crianças a desenvolver habilidades motoras, permitindo-lhes praticar a auto-expressão;

–  A música permite às crianças explorar universos e temas variados, conhecendo o mundo por meio da fantasia; –  Música ajuda os pequenos a processar diferentes sons, inclusive estimula a audição e a fala;

–  Melhora a capacidade de comunicação de crianças de todas as idades;

–  Estimula a criatividade e a sensibilidade das crianças;

–  Ajuda as crianças a aprender o alfabeto, as palavras, as rimas, as cores e os números; 

–  A música para crianças aumenta o poder de concentração e memória;

–  Estimula todas as habilidades matemáticas e de pré-leitura para a prontidão escolar;

–  Vence barreiras como timidez e insegurança, melhorando a autoestima das crianças;

–  Ajuda a manifestar emoções e formar a personalidade;

–  Além dos benefícios de desenvolvimento, a música proporciona alegria e bem-estar.

É natural que as canções infantis agradem as crianças, ainda mais quando as melodias encontram-se incluídas em contextos divertidos, complementados com desenhos coloridos e linguagem apropriada à idade dos pequenos, como os videoclipes musicais animados. Presentes em grande números nas plataformas de mídia da atualidade, estes conteúdos têm enorme potencial educativo e são ferramentas que contribuem para aquisição de diversas competências e habilidades.A melhor parte é que os criadores destes clipes para o público infantil conseguem reunir, de forma excepcional, o entretenimento aos aspectos fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e para a educação na primeira infância. Para os pais, ou para quem convive com crianças de zero a cinco anos, recorrer aos desenhos animados musicais em alguns momentos do dia pode significar uma pausa para relaxar, explicar tarefas simples do cotidiano, ensinar uma nova atividade, reforçar o aprendizado e até complementar o ensino pré-escolar dos pequenos.  

Onde encontrar os melhores videoclipes de música infantil?


Exemplos não faltam de animações musicais que ensinam, divertem e alegram as crianças – e claro, alguns já se tornaram populares entre pais e filhos – como os desenhos animados Jacarelvis e Amigos, Galinha Pintadinha, Viaja Clarinha, Dani e os Pequeninos, entre outras produções do Animar Estúdio, estúdio de animação brasileiro que cria personagens e vídeoclipes musicais para ajudar no dia a dia da família, no desenvolvimento e na educação das crianças.


O Animar Estúdio, dos sócios Tiago Saad e André Pádua, tem atualmente diversos projetos de música infantil. Alguns contam com músicas do cancioneiro popular e outros com canções inéditas, mas sempre cuidadosamente criadas com o objetivo de apresentar aos pequenos histórias com temas importantes em ritmos cativantes.

Jacarelvis e Amigos diverte, educa e conscientiza os pequenos através da música infantil

O projeto Jacarelvis e Amigos, criado pelo Animar Estúdio, ajuda os pais na rotina das crianças com os hábitos de higiene, cuidados pessoais, alimentação, horário de dormir, entre outros. Veja abaixo o clipe da música infantil “Banho Eu Vou Tomar”, com personagens transformando a hora do banho em um momento divertido.

Além de ensinar, os videoclipes Jacarelvis e Amigos contam com assuntos atuais como o descarte do lixo e sua reciclagem, consumo e sustentabilidade, como no desenho infantil “O Lixo é o Meu Tesouro”, que pode ajudar pais e professores na discussão sobre o meio ambiente.

O projeto Jacarelvis também aborda aspectos de socialização dos pequenos como ir à escola, horário do recreio, a importância de fazer amigos, a chegada de um irmãozinho e o respeito aos animais. A música infantil “Meu Amigo, Vem Brincar!” fala exatamente sobre o hábito de cultivar amizades, sejam elas com qualquer pessoa e de qualquer idade; veja o videoclipe abaixo.

Entre os projetos de maior sucesso do Animar Estúdio está a produção dos clipes da Galinha Pintadinha, em parceria com os criadores da série, Juliano Prado e Marcos Luporini. Considerado um fenômeno da Internet, os videoclipes da carismática Pintadinha e sua turma lideram as visualizações no segmento infantil do YouTube, com destaque para o título “Upa Cavalinho”, com mais de 1,4 bilhões de acessos, e “Dona Aranha”, que também já ultrapassa 1 bilhão de views. O trabalho dos profissionais do estúdio de animação pode ser conferido nestes e em muitos outros clipes para crianças que fazem parte, inclusive, do canal em espanhol, Gallina Pintadita, e do aplicativo da Galinha Pintadinha, disponível em vários idiomas.

Veja o videoclipe Upa Cavalinho

Já em Viaja Clarinha, projeto do Animar em parceria com o Grupo Dicas, uma das maiores redes de blogs de viagens do mundo, os pequenos aprendem de forma divertida e lúdica como é bom conhecer novos lugares, aprender mais sobre diferentes culturas e pontos turísticos. Clarinha e seus “Migos” vivem muitas aventuras mundo afora ao ritmo de músicas conhecidas dos pequenos. O canal Viaja Clarinha traz videoclipes musicais que mostram as descobertas da menina, suas experiências em diversos destinos, incluindo o Brasil e países de outros Continentes.

Viaja Clarinha em Paris

Desta forma, a música não é apenas uma ferramenta que contribui para o crescimento e desenvolvimento da criança, mas também ajuda a família a passar momentos de qualidade e a divertir-se. Uma vez que não há consequências negativas para a ideia de conectar as crianças à música, os pais podem desfrutar com seus filhos essa atividade sempre que possível. 

Sair da versão mobile