Ícone do site Nerd Pai

Não ensine seu filho a pedir desculpas

A segunda maior preocupação dos pais é educar seus Jovens Padawans para conviverem em sociedade. Obrigado, de nada, pedir desculpas, por favor são palavras que ensinamos à eles desde o primeiro momento que eles chegam nesse mundo!

Sempre que vamos a um parquinho e acontece algum acidente de percursos com os Jovens Padawans, a primeira coisa que os pais fazem é instruir seus filhos a pedirem desculpas. Eu faço isso e tenho certeza que você faz também.

Mas deixo aqui um pergunta: será que isso é o correto? Pedir desculpas, apenas, não acaba sendo uma saída de escape de uma responsabilidade maior?

Heather Shumake é uma escritora infantil e defende que os pais ensinando as crianças a pedirem desculpas acaba sendo uma forma delas escaparem de um problema. Ela diz que é mais ou menos como ensinar as crianças a bater o carro e sair correndo.

E isso tem todo o sentido! Meu Padawan esbarra em alguém sem querer, o derruba e o joelho fica todo arranhado e sangrando. Será que basta apenas um pedido de desculpas ali e acabou? O moleque machucado vai sarar na hora? Ou é melhor meu filho NÃO pedir desculpas, ajudar o moleque a se levantar e levá-lo para lavar o joelho e tal?

Heather Shumake escreve:

As crianças pequenas às vezes nos enganam. Eles podem imitar um pedido de desculpas e até chorar quando outra criança chora, mas a maioria das crianças ainda não é capaz de se arrepender. As crianças são diferentes – você pode ter uma mais precoce, que amadurece mais cedo – mas a maioria das crianças simplesmente não tem o desenvolvimento emocional e cognitivo para sentir remorso. O remorso requer a capacidade de adotar a perspectiva de outra pessoa e entender completamente a causa e o efeito. Essas habilidades ainda estão surgindo em crianças pequenas. Esperar que as crianças peçam desculpas não as ensina nada mais do que uma lição equivocada na sequência: chute, peça desculpas e siga em frente.

Concordo. Acredito que devemos mudar isso. Quando nossos filhos fizeram algo, não vamos exigir que eles peçam desculpas e sim que entenda o que ocorreu e faça ele resolver aquela situação. Só assim teremos crianças empáticas e que certamente serão melhores seres humanos do que a nossa geração.

Leia também: Será que ensinar a dividir é errado?

Via Offspring e imagens via https://www.shutterstock.com

Sair da versão mobile