Tínhamos uma diarista que para limpar o banheiro misturava detergente + água sanitária. Perguntei a razão e ela disse que assim consegue desengordurar e desinfetar de uma só vez.

Depois de um tempo, percebi que o Padawan SEMPRE começa a espirrar quando era dia de faxina. Normal, pode ser algum produto que está dando algum tipo de alergia. Aí lembrei da mistura química que ela fazia e fui pesquisar.

Em uma breve pesquisa, encontrei vários sites relatando os perigos que são misturar produtos de limpeza. A mistura de detergente + água sanitária leva à formação das cloraminas, que prejudicam as vias respiratórias.

Ou seja, os espirros dos Padawan eram por causa dessa mistura!

Logo depois da imagem, tem mais quatro exemplos dos perigos de misturamos produtos de limpeza.

Bicarbonato de sódio + Vinagre

Ao misturar bicarbonato de sódio + vinagre, na hora cria-se uma espuma por causa do dióxido liberado. Porém essa mistura realizada em um recipiente fechado, pode explodir a tornando bem perigosa.

Outra razão que não devemos fazer essa mistura é que o bicarbonato de sódio é uma substância básica e o vinagre é uma substância ácida. Ao realizar a mistura resulta em água e um sal chamado acetato de sódio, ou seja, você perde as propriedades de limpeza que esses produtos tinham antes.

Vinagre + Água oxigenada

A mistura do vinagre com a água oxigenada leva à formação do ácido peracético, que em alta concentração pode causar irritações na pele, nos olhos e no sistema respiratório.

Essa mistura ainda faz com que oxigênio seja liberado. Se você guardá-la dentro de um recipiente comum, hermeticamente fechado, irá aumentar a pressão interna e BUUM!

Água sanitária + Vinagre

Como a turma curte usar vinagre, né? Parece ser inofensivo, mas dependendo da mistura pode se tornar bem perigoso para a sua família.

Ao misturar Água sanitária + Vinagre, forma-se o gás cloro (Cl2), um vapor amarelo-esverdeado que, mesmo em pequenas quantidades, pode provocar acessos de tosse por irritar as vias respiratórias, problemas de respiração e ardência nos olhos.

Usando essa mistura durante muito tempo, pode até desenvolver algum tipo de asma crônica.

Água sanitária + Desinfetante

Esses dois produtos são bastante utilizados e oferecem bons resultados quando são empregados sozinhos na limpeza da casa, mas a sua mistura é perigosa.

A água sanitária tem como ingrediente ativo o hipoclorito de sódio, que apresenta propriedades germicidas e pode ser usado como alvejante de roupas. Os desinfetantes, por sua vez, são ricos em amônia.

Assim, quando esses dois produtos são misturados, ocorre a formação de cloroaminas, substâncias que, se inaladas, podem causar problemas de saúde que vão desde alergias até intoxicações e queimaduras.

Então, Pequeno Gafanhoto, não ache que você é o Walter White, mais conhecido como Heisenberg, e vá misturando produtos de limpeza. Ao fazer isso você coloca a saúde da sua família e de seus pets em risco.

Lembrando que dei apenas 5 exemplos de misturas. Isso não significa que as outras não citadas podem ser feitas. Não podem. Se tiver dúvida, dá um google.

Via