Não curto muito aquelas fotos de família realizadas em estúdios. O resultado fica tão pasteurizado que perde um pouco a magia, sabe? E quando a pessoa contrata um fotógrafo mediano, a coisa ainda fica pior. É cada foto forçada que chega a dar vergonha alheia.

Fotos precisam ser espontâneas para retratarem a verdade. Admiro muito mais uma foto má enquadrada e com pouca luz  que retratou um momento verdadeiro do que uma toda montada. Porém como todos sabem, é difícil tirar fotos de crianças. De 30 fotos que tiro, poucas são dignas de serem salvas.

Um amigo meu, que é fotografo, disse uma vez que todas as fotos espontâneas familiares são lindas. Tire umas 15 de vários ângulos, selecione algumas e edite. O que mais tem hoje são aplicativos de edição para smartphone. Uso sempre o app Snapseed do Google (Android e iOS). Um app bem intuitivo onde você consegue transformar fotos normais e fotos espetaculares.

Ele completa ainda que o maior truque é continuarmos tentando e testando filtros na edição, pois chega uma hora que treinamos nossos olhos e conseguimos imagens maravilhosas de uma vida real. A fotógrafa Stephanie Woodward tenta fazer isso em seu Instagram. As suas fotos mais lindas são aquelas de momentos verdadeiros. Perceba que muitas vezes a qualidade da foto não é das melhores, mas se torna única e maravilhosa:

fotos de famílias

Pequenos Gafanhotos, não tenham medo de tirar fotos e sigam essas regrinhas:

  • Se afaste do tema da foto;
  • Não avise que vá tirar fotos;
  • Estimule alguma brincadeira e deixe acontecer;
  • Tire muitas fotos;
  • Selecione as melhores;
  • Não tenha medo de editar as fotos! Experimente filtros, ferramentas, ajuste o brilho, cor, exposição.