Gosto muito e acompanho tudo que o Marcos Peangers produz. São pais como ele, participativos, que irão mudar o mundo ao criarem uma geração totalmente diferente dessa que temos hoje.
Porém os últimos vídeos dele estão passando do tom. Sabe aqueles caras que vivem de palestras motivacionais tipo Largue Tudo e Viaje! ou Peça Demissão e Seja o Seu Patrão? Então, estão desse tipo.
Em um dos seus últimos vídeos ele defende que devemos trabalhar meio período para passarmos mais tempo com nossos Padawans. Acho lindo e tudo, mas esse tipo proposta é um pouco perigosa.
Será que a quantidade de tempo que temos com nossos filhos vale mais que a qualidade? E sem essa de não saber diferenciar uma coisa da outra, pois é bem nítida essa linha.
Qualidade de tempo é passar 30 minutos rindo sem parar de algo. É ficar jogando 1 hora de bola ou videogame. 45 minutos fazendo lição de casa. 5 minutos numa guerra de travesseiros. Já a quantidade e ficar 6 horas com ele em um canto da sala, você em outro e de vez em quando fazerem algo de qualidade.
Não se iluda achando que passar o dia com o seu Padawan será prazeroso – para ambos – 100% do tempo. Isso é utópico. Ficar sempre perto para vê-los crescerem? É necessário distanciarmos um pouco para podermos ver a beleza de uma árvore.
Queremos proporcionar conforto para os nossos Padawans. Como diz uma música, a gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte.
Se formos pensar nos nossos Padawans, o que mais desejaríamos que eles tivessem? Um futuro confortável . E como se consegue isso, caso não sejamos beneficiados por herança familiar ou loteria? Com trabalho, foco, força de vontade. E devemos aproveitar o tempo que temos, porque amanhã eles crescerão e seguirão as suas vidas.
Outro ponto é a culpa. Dizem que quando nasce uma mãe, nasce a culpa. Esse tipo de vídeo defendendo diminuir o trabalho para passar com os filhos irá fazer perpetuar esse tipo de pensamento que aflige muitas mães. Nem tanto ao mar, nem a terra e nem ao ar.
Vamos trabalhar para proporcionar conforto aos nossos Padawans. Vamos ter equilíbrio e focar na qualidade da relação que devemos ter com os nossos filhos. Abrace mais, beije mais. Acredito que assim, no futuro, olharemos para trás e saberemos que fizemos o nosso melhor.
Imagem via https://www.shutterstock.com e TED