Ícone do site Nerd Pai

Ninguém sabe o que eu passei no verão passado

– “Acho muito bacana como você ajuda em casa! Se todos os pais fossem assim, o mundo seria melhor

– “Mas eu não ajudo em casa. Longe disso! Eu não ajudo em nada!”

– “Sério?!

– “Sério. Não devemos ajudar nossas esposas. Ajuda é algo temporário, que fazemos às vezes. Os pais e os homens devem participar da rotina em casa e não apenas ajudar como um coadjuvante. Precisamos assumir nossas responsabilidades de ser pai”

Esse é o tipo de conversa que tenho muitas vezes. Estamos passando por uma revolução paterna e os homens estão entendo o que significa ser um pai ativo. Ainda temos um longo caminho, mas já demos o primeiro passo.

Dentro dessa participação ativa, uma das tarefas que eu sempre negocio com Fá (minha esposa para quem não sabe) é a hora do cocô dos nossos filhos. Claro que eu não fujo de uma troca de fraldas e nem ignoro os “acabei papai” do Padawan, até porque fico sozinho à tarde com o meu filho a semana toda e não tem para onde eu fugir, mas confesso que a hora do cocô é um pouco tensa para mim.

No verão passado viajei sozinho com o  Padawan e não tinha como negociar nada com a Fá. E adivinha se a Lei de Murphy não foi implacável?

O Padawan ficava o dia todo na piscina e só comia besteira. Por mais que eu controle sua alimentação, não seria as férias que iriam mudar os ótimos hábitos do moleque. Então eu deixava ele comer quase tudo que queria. Porém não ficamos livres do resultado desses excessos: uma diarréia brava.

Resumindo em uma palavra o que eu passei com ele: pesadelo. Vou poupar meus leitores dos detalhes, pois tenho pesadelos até hoje desse dia. Só para você ter uma ideia, tive de comprar shorts para o Padawan na lojinha do hotel.

Bem, nosso pediatra nos deu a liberdade de enviar mensagens em caso de alguma emergência. Certeza que tinha Drones da NSA – Agência de Segurança Nacional dos EUA – sobre o hotel, pois acreditavam que tinha um eminente ataque químico naquele local. Se isso não fosse emergência, não sei mais o que poderia ser.

Mandei mensagem explicando que o Padawan comia 200gr de algo e evacuava 2kg. Disse ainda que todas as leis da física estavam sendo quebradas e eu estava no desespero!

O poder que os Padawans tem em contrariar as leis da física é assustador

Em 10 minutos ele retornou e disse para tomar muita água e receitou um probiótico, que são organismos vivos que exercem efeito benéfico no equilíbrio da flora bacteriana intestinal da pessoa que os consumiu. Como o problema do Padawan era intestinal e possivelmente causado pela quantidade de água de piscina que ele bebeu e a péssima alimentação, o probiótico era o suficiente.

Liguei para a farmácia e pedi Floratil® – receitado pelo pediatra – em sachê. Optei pelo sachê pois conheço meu filho e ele não curti muito tomar cápsulas. Porém se só tivesse essa opção, era só abrir a cápsula, misturar na água e pronto.

Bem, misturei o sachê do Floratil na água e dei para o Padawan tomar. Isso era umas 14h.

Depois de tomar, ele teve mais uma crise de diarréia e depois normalizou. O cocô (acho tão feio escrever fezes) ainda não estava o ideal, mas percebi que estava melhorando. Às 20h dei mais um sachê de Floratil®  e no dia seguinte ficamos livre daquele Distúrbio da Força.

No meio dessa crise que foi um verdadeiro horror, não contamos nada para a Fá. Ela não precisava se preocupar, pois estava a mais de 1000 Km de distância e não iria ajudar em nada.

Nessas horas de desesperos, devemos filtrar certas informações. Paternidade ativa é isso. Puxar a responsabilidade para você – mesmo sendo algo que você odeia fazer – e cuidar da melhor forma possível e sem desespero (mentira, desespero sempre iremos passar).

Agradeço muito o pediatra do Padawan e ao Floratil ® , que segurou essa barra pesada que passamos nas férias..

Sair da versão mobile