Ícone do site Nerd Pai

Novo jogo está fazendo adolescentes cometerem suicídio | Blue Whale

Adolescência é aquela fase de descobrimentos onde os Jovens Padawans estão no limbo entre serem crianças e adultos e usam mais a emoção do que a razão.

Ou seja, adolescentes são programados para fazerem besteiras e, infelizmente, muitas pessoas se aproveitam disso.

Existe um jogo chamado Blue Whale que está se popularizando pelo mundo (hoje está mais concentrado na rede social russa chamada VKontakte). A regra é simples: um curador convida adolescentes para o jogo. Se aceitarem, recebem 50 missões e devem postar nas redes sociais para provarem que as concluíram.

As missões são as mais diversas ( se cortar, desenhar uma baleia com uma faca, furar as mãos com agulhas, assistir filmes de terror indicado pelo curador do jogo etc) e já percebemos logo nas primeiras que Blue Whale é algo doente.

Os curadores aproveitam do momento sensível da adolescência e através do bullying acabam minando o psicológico das pessoas que jogam o Blue Whale. Destroem TANTO os jogadores que a última missão é para que tirem suas próprias vidas.

E já começaram a aparecer vários suicídios entre adolescentes por causa desse jogo.(via)

Os pais precisam e devem participar das redes sociais. É o nosso dever acompanhar a vida online dos nossos Padawans. Ao ficarmos omissos à vida online, estamos dando brechas para que esses tipos de jogos entrem dentro de nossas casas.

Entenda, não precisamos ser invasivos, pais helicópteros. O que precisamos é participar da vida dos nossos filhos, mesmo que de longe, para que possamos identificar em seus comportamentos um pedido de socorro.

Blue Whale está crescendo. Se você conhece adolescentes, conversem com os seus pais e mostrem os riscos de uma vida online sem o suporte paterno. Blue Whale pode matar e é muito sério!

Sair da versão mobile