Ícone do site Nerd Pai

O Facebook está ajudando pais a organizarem Festas da Catapora | Anti-Vacinas

catapora anti-vacinas

A vacina contra a catapora é altamente eficaz na proteção de crianças contra o vírus da varicela. Isso significa que as crianças não precisam mais sofrer uma semana de coceira, erupção cutânea dolorosa, febre e formação de crostas ou risco de possível cicatrização permanente, encefalite, infecção bacteriana e síndrome do choque tóxico.

Ainda assim, muitos pai preferem não vacinar seus Jovens Padawans.

Um número crescente de crianças enfrentam uma ameaça direta à sua saúde porque o Facebook se recusa a fechar os grupos anti-vacinas, que se tornaram um meio para que pais radicalizados e mal informados procurem infecções para seus filhos e filhas. Mesmo que o Facebook seja acusado de ignorar os ataques russos à democracia americana e se envolver em todos os tipos de armadilhas para limitar o blowback (tiro pela culatra), o gigante da mídia social está ajudando a organizar “festas da catapora”, uma das quais pode levar à morte de uma criança.

O Facebook prefere que crianças fiquem doentes ao invés de acabar com grupos de conspiradores anti-vacinas.

No centro da questão está a existência de grupos e páginas relacionados a festas regionais de catapora. Esses grupos ajudam os pais anti-vacinas a encontrar uma maneira de expor seus filhos não vacinados através de crianças infectadas com varicela de uma maneira “divertida. Pense nisso como uma “encontro com a peste”. Há grupos no Texas, no Alasca, em New Hampshire e na Virgínia, todos com centenas de membros. Há também páginas como “Imunidade Natural para a catapora”, que espalha a desinformação da vacina e tem quase 2.000 seguidores.

Isso é um grande negócio, especialmente considerando as comunidades anti-vacinas que fazem com que todos estejam em risco. Por exemplo, apesar do fato de a vacina contra varicela ter diminuído os surtos de varicela em 70%, de acordo com o CDC, 36 estudantes de uma escola particular da Carolina do Norte recentemente contraíram o vírus no pior surto dos Estados em mais de 20 anos. Por que essas crianças ficaram doentes? anti-vacinas.

É ruim o suficiente que os pais infectem propositalmente seus filhos em um momento em que uma vacina eficaz esteja disponível sem que o Facebook exacerbasse o problema. A decisão do Facebook de olhar para o outro lado é inconcebível.

A página “Imunidade Natural” está em vigor desde 2010. A New and World Report escreveu sobre os organizadores da “festas da catapora” no Facebook já em 2015. A rede social é perfeitamente capaz de encerrar isso. O Facebook é muito agressivo em seu policiamento de pedófilos e pornografia infantil. A decisão de parar por aí parece muito arbitrária. O próprio Zuckerberg, um pai, deve ser contra qualquer dano que venha às crianças!

Considere por um segundo, um comentário dos moderadores da imunidade natural para a catapora em resposta a um usuário do Facebook apontando o risco de cegueira e cicatrizes. “A cegueira é uma possibilidade de acontecer qualquer coisa em seus olhos“, escrevem eles. “Assustar é uma possibilidade de ensinar.” Mas a maioria dos pais detestaria jogar as coisas nos olhos de seus filhos ou empurrá-los escada abaixo. E seria improvável que o Facebook abrigasse de bom grado grupos ativamente incentivando os pais a jogarem coisas nos olhos de seus filhos ou empurrá-los escada abaixo. Isso seria abuso e o Facebook, sem dúvida, se recusaria a defendê-lo.

Mas o Facebook não está nem aí para os anti-vacinas infectando seus filhos. Isso é um escândalo. E é um escândalo que precisa ser discutido, mesmo com outros escândalos do Facebook fazendo manchetes mais chamativas. É uma coisa para o Facebook tentar se proteger da má imprensa, outra coisa totalmente diferente do Facebook é proteger as crianças quando isso pode e deve ser feito.

Via / Imagem via: https://www.shutterstock.com 

Sair da versão mobile