Ícone do site Nerd Pai

O marketing dos megapixels | Fotografia

Estava sentando na arquibancada no Campeonato de Karatê que o Padawan foi campeão (orgulho!), quando duas pessoas começaram a falar da qualidade das câmeras dos smartphones. Fiquei na minha pois sabia que iria me divertir.

Um deles estava tirando com um iPhone 5 e reclamava que nunca conseguia dar foco e tal. Ele não sabia que ao colocar o dedo na tela, no momento da foto, que conseguiria dar foco em qualquer coisa que ele estava enquadrando. Bem, não era eu que iria explicar, até porque estava interessado de como eles iam desenvolver a conversa.

Pois bem, chegaram no ponto dos megapixels das câmeras. Os dois concordaram que a Apple está atrasada demais, pois a concorrência já tem smartphones com mais de 20 megapixels e a Apple, com o iPhone 6 e o Plus, ainda com 8 megapixels de resolução.

Incrível como o marketing do megapixel é forte e tolo! A grande maioria das pessoas acreditam que a qualidade da câmera é por causa dos megapixels, e não por causa da lente, do processamento ou do sensor de imagem CCD (CMOS).

Essa fotos abaixo foram tiradas pelo iPhone 1º geração (2 megapixels), iPhone 4S (8 megapixels) e o iPhone 6 (8 megapixels). Perceba que o 4S e o 6 tem a mesma resolução de 8 megapixels.

Pôr do Sol

Baixa Luminosidade

Contraluz

O ganho entre o iPhone 1ª geração com o iPhone 6 é um absurdo. E perceba ainda que o 4S com o 6 não é tão melhor assim, mas acaba tendo ganho de qualidade por causa da lente, processamento e o sensor,  principalmente em ambientes com pouca luz.

O que eu quero mostrar nesse post é que esqueçam a porcaria de megapixels das câmeras! Você apenas irá se importar com isso se por acaso for fazer impressões enormes e se você curte dar crop nas fotos. Caso contrário, economize grana e não caia nessa de megapixels, ok?

Observação: coloquei iPhone pois desde o 4s o número de megapixels não mudaram, ficando assim mais fácil a comparação. Mas podemos usar qualquer câmera que o resultado dá no mesmo.

imagens via

Sair da versão mobile