Ícone do site Nerd Pai

O Nazismo é de esquerda? Nerd Pai Explica #45

Infelizmente nosso Brasil está tão polarizado que as pessoas pararam de pensar e estudar. Estou vendo tantas pessoas  defendendo que o nazismo é de esquerda que chega a dar medo. Ignorância, má-fé ou sofrem ultracrepidanismo, que é o hábito de expressar opiniões ou dar conselhos em questões alheias ao seu conhecimento ou competência.

Bem, fiz uma pequena pesquisa (levei menos de 30 minutos para você ver) e falarei um pouco sobre a posição política do nazismo. Confira logo depois da imagem mais um Nerd Pai Explica.

Denise Rollemberg, professora de História Contemporânea da Universidade Federal Fluminense (UFF), diz:

“O nazismo rejeitava o que era a direita tradicional da época e também a esquerda que estava se estabelecendo. Eles procuravam se mostrar como um terceiro caminho”.

Ou seja, uma terceira via, o Terceiro Reich. O nazismo era contra o socialismo marxista (esquerda) e contra o capitalismo liberal (direita). Nas escolas da Alemanha ensinam que o nazismo foi a direita extrema e era diferente de tudo que existia naquela época.

Então o que a turma aqui no Brasil faz? Com ajuda dessa confusão começam a plantar falácias em tudo que é lugar para defenderem seus pontos de vistas.

Estão postando nas redes sociais que esse discurso foi do Hitler:

“Nós somos socialistas, nós somos inimigos do atual sistema econômico capitalista para a exploração dos economicamente fracos, com seus salários injustos, com sua indecorosa avaliação do ser humano de acordo com a riqueza e a propriedade em vez de sua responsabilidade e desempenho, e nós estamos todos determinados a destruir esse sistema sob todas as condições.”

Esse discurso é foi realizado no dia 15 de Junho de 1926 por Gregor Strasser, membro do partido contrário a Hitler e por isso foi morto em 30 de junho de 1934.

Olha como é fácil manipular as pessoas. Usam desse discurso para comparar a esquerda do Brasil com o nazismo! Nazismo que prega o ódio, a eugenia, o racismo e o genocídio.

(Nessa hora é impossível não lembrar do 10º Doctah e entendedores entenderão)

Mas e o nome do partido que era Partido Nacional-Socialista dos trabalhadores Alemães? Olha lá, tem SOCIALISTA no nome então é de esquerda, alguns retrucam. O acadêmico Michel Gherman, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém e coordenador do Centro de Estudos Judaicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, refuta essa viagem de muitos:

“Basear a natureza de uma agremiação política apenas em seus títulos remete a um nominalismo banal e irrelevante. Infantiliza o debate e transforma tudo em uma discussão rasa e baixa. Além de demonstrar profundo desconhecimento histórico mesmo.

Assim fosse, alguns partidos brasileiros seriam bastante diferentes do que são. O PDS seria um partido de esquerda. O atual PTB estaria, de fato, preocupado com o legado trabalhista e o PPS estaria na extrema esquerda do espectro político.”

E ele completa:

“O nazismo sempre fora anti-liberal,  antissemita e anti-comunista. Assim, ele não acreditava em políticas universalistas e descentralizadas. O Estado Nazista, contrário a luta de classes, se aproximava de grandes empresas, tinha um discurso anti especulativo e tinha como objetivo a expansão racial, militar e territorial

Se aproximava de grandes empresas… Bem, você sabe que dezenas de empresas se beneficiaram, e muito, com o nazismo, certo? Pois é.

Então Pequenos Gafanhotos, vamos estudar e parar de jogar mentiras para defender pontos de vistas ideológicos. Se você não domina um tema, estude e seja aberto para aprender coisas novas. Em uma pequena pesquisa você não compartilharia besteiras.

Como pai, ensine isso aos seus Padawans. Eles são nativos digitais e precisam aprender desde cedo para não acreditem em tudo que lêem na internet. É necessário pesquisar, checar a fonte da informação.

Finalizando, esse meu post é apenas para mostrar fatos e por Odin, não me venha com discurso político mortadela x coxinha, ok? Deixo claro que não sou de esquerda, de direita. Sou liberal. Porém abomino fake news e irei lutar para mostrar que qualquer lado usa desse artifício para conseguirem o que quer.

Fique à vontade em compartilhar nos comentários o que você sabe sobre isso.

Fontes do Post:

http://www.bbc.com/portuguese/salasocial-39809236

.http://internacional.estadao.com.br/blogs/gustavo-chacra/o-nazismo-e-de-extrema-direita-texto-de-michel-gherman/

https://www.facebook.com/felipeschadt/posts/1575546802489594

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Sair da versão mobile