Ícone do site Nerd Pai

O Pica-Pau e as ciclovias de São Paulo. Que tal superarmos a fantasia?

Um artifício que o Pica-Pau sempre usava era de dar continuidade nas pinturas de uma estrada para que enganasse o Zeca Urubu. Em uma reta, por exemplo, ele mudava a faixa na estrada para que ela terminasse em uma parede.

Claro que o coitado do Zeca Urubu caia na pegadinha do Pica-Pau e se esborrachava na parede.

Uma geração inteira foi educada vendo esses desenhos. Eu por exemplo passava a tarde vendo Pica-Pau, Papa-Léguas e Tom e Jerry. Porém Jovens Padawans eu consigo separar a fantasia da realidade e SEMPRE explico essa diferença ao Padawan.

O que eu tenho mais visto nas redes sociais são pessoas que não estão conseguindo separar isso ou usam esse artifício do Campephilus Robustus para justificar algo que não concordam, como por exemplo essa ciclovia aqui na Avenida do Estado:

Concordo que tem muita ciclovia em São Paulo que foi mal planejada. Esse é um caso. O mau planejamento aqui é que tiraram o espaço dos pedestres e a CET informou que irá apagar essa ciclovia por causa disso.

Porém o que eu quero mostrar é que para desqualificar algo usa-se de falácias e até mesmo de pensamentos fantasiosos e infantis.

Vamos supor que eu estou andando nessa ciclovia aí. O que vocês acham que iria ocorrer: eu contornaria, com cuidado, o cano e continuaria o meu caminho ou ficaria parado ali pois a ciclovia terminou?

Pois é.

Mas é o risco dos ciclistas? O risco não seria bem maior se estivessem 100% do tempo na Avenida?

Pois é 2x.

Ciclovias precisam ser feitas e estão. Não estou defendendo o Haddad e nada, pois não suporto a sua administração, porém algo está sendo feito e será aperfeiçoado.

Construa o caminho e os ciclistas virão“.

Essa frase foi uma campanha do Governo Holandês na década de 1960. Sabia que a população era absurdamente contra as ciclovias e falavam as mesmas coisas que estão falando das ciclovias de São Paulo?

Pois é 3x.

Então antes de reclamar, entenda que as ciclovias estão aí para mudarem o estilo de vida de uma cidade. Isso não irá ocorrer em 5, 10 e nem em 15 anos, infelizmente. Porém uma nova geração está chegando e vão conviver mais e mais com ciclovias e bicicletas e, assim, podemos ter a chance em transformar São Paulo em uma Amsterdã.

Abaixo um documentário curtinho sobre a implantação das ciclovias em Amsterdã. Assista e  lembre-se que você não é o Pica-Pau.

Sair da versão mobile