Nerd Pai

O que é SSD e como escolher o melhor tipo de SSD para você

O que é um SSD e como escolher o melhor tipo para você?
Entenda o que é a tecnologia SSD e como ter o melhor desempenho e custo-benefício

A tecnologia SSD, que é a abreviação de Solid State Drives, é um tipo de armazenamento que melhora consideravelmente o desempenho de notebooks, computadores e celulares.

Composta por memórias flash, que fazem o papel de armazenar e também podem substituir as memórias RAM durante o processamento de dados, elas acabam funcionando de forma mais ordenada, tornando o SSD mais rápido e silencioso que o HD.

Diferenças entre SSD e HD

Ao contrário do SSD, que tem funcionamento à base de memória flash, através de impulsos elétricos, o HD depende de processos mecânicos, em que literalmente uma agulha com um cabeçote lê os dados de um disco rígido em processo circular.

A necessidade de um processo mecânico para a leitura de dados faz com que o HD seja muito mais limitado e lento, além de mais barulhento que o SSD, que não faz ruído algum, já que depende meramente de impulsos elétricos para funcionar. 

Também é importante frisar que o SSD acaba sendo muito mais prático, pois não tem tanto risco de danos quando movimentado durante o processamento, algo muito comum no HD, que pode “riscar” o disco se movimentado. 

Por isso um notebook SSD provavelmente funcionará melhor, de forma mais silenciosa e rápida e terá muito menos riscos de danos à memória. 

No caso do SSD externo, ele é uma opção absurdamente melhor que o HD externo, justamente pelo menor risco de danos e perda de dados, já que não depende de processos mecânicos para funcionar.

Vantagens do SSD 

–          Melhor desempenho;

–          Menor desgaste do equipamento;

–          Mais silencioso;

–          Mais rápido;

–          Maior resistência ao manuseio do dia a dia;

–          Consome menos energia;

Desvantagens do SSD

–          Ciclo de vida limitado a cerca de 10 anos;

–          Custo mais alto;

Como escolher o melhor SSD pra você

Velocidade

Já sabemos que a velocidade na troca e armazenamento de dados é muito maior no SSD do que no HD, justamente pelo seu funcionamento baseado em memória flash, que depende de impulsos elétricos, ao contrário do HD que depende de um processo mecânico, tornando-o mais oneroso por si só. 

A velocidade também tem relação com a forma como o SSD é conectado à placa-mãe, já que o sistema SATA tem uma limitação de transferência muito maior do que o sistema NVMe.Ou seja, um notebook SSD ou SSD Portátil NVMe terá melhor aproveitamento do que um SATA, pois apesar da velocidade de trabalho do SSD ser a mesma, a transferência de dados via NVMe é mais rápida, portanto melhora o processo.

Existe ainda, a questão do DRam, o sistema próprio de memória RAM do SSD, que ordena e otimiza o armazenamento e fornecimento das informações.  O SSD ter ou não sua própria DRam implica diretamente no desempenho.

Custo-benefício do SSD

O preço de um SSD pode variar de acordo com a sua capacidade de armazenamento, com o sistema de conexão com a placa-mãe e se ele possui DRam ou não. 

Claro que é sempre ideal ter o SSD com os melhores atributos possíveis, porém é estratégico para manter um bom custo-benefício, escolhê-lo de acordo com as aplicações e usos dele. 

A marca também é fator importante na hora de comprar, já que o custo-benefício tem relação com a qualidade e durabilidade do produto, e isso varia de marca para marca.

Capacidade do SSD

Com relação à capacidade, talvez ela seja o único item que o HD tenha vantagem sobre o SSD, já que o armazenamento do SSD, em geral, é menor. 

Isso também acaba sendo notado na diferença de preço do SSD em comparação ao HD, pois você consegue comprar um HD com muito mais capacidade de armazenamento por um preço igual ou menor do que um SSD com bem menos espaço. 

No entanto, vale a pena priorizar o desempenho, especialmente porque hoje existem alternativas de armazenamento em nuvem que podem suprir esse déficit.

Como escolher entre:

  1. Notebook SSD
  2. SSD para notebook
  3. SSD Externo
  4. SSD Portátil
  1. Notebook SSD: uma das principais vantagens de comprar direto um notebook SSD é que você não vai precisar se preocupar com compatibilidade e nem com a instalação, além dele já vir perfeitamente alojado no seu aparelho, de forma que isso torne não apenas mais prático, mas também mais seguro;
  2. SSD para notebook: quando você já possui um notebook bom e quer melhorar o seu desempenho, é interessante que você instale um SSD para notebook nele. Para isso, é importante avaliar todas as observações sobre custo-benefício, velocidade e capacidade, além de preço e marca, para comparar entre as ofertas possíveis, a que melhor te atende;
  3. SSD Externo ou SSD Portátil: ambos são a mesma coisa e são excelentes alternativas para quem precisa usar dados em mais de um ambiente ou máquina, já que eles funcionam tal qual um HD externo, porém com um desempenho muito melhor;

Se você está buscando alternativas para comprar um notebook SSD, um SSD para notebook, um SSD externo ou SSD portátil, temos uma excelente notícia:

O KaBuM! está preparando as melhores condições para você dar um UP nos seus eletrônicos sem gastar muito. E para ficar atento a todas as novidades, inclusive do Black Friday, é só baixar o KaBuM! APP agora mesmo!

Não perca tempo nem dinheiro. Fique atento às notificações do KaBuM! APP e saia na frente.

Aqui, nós já estamos ligeiros e já baixamos para não perder nada, já que faz tempo que confiamos no KaBuM!.

Sair da versão mobile